TROFÉU NACIONAL DE HISTÓRICOS
(MONTANHA) 2012
Em sua
reunião de 24 de Outubro de 2011, a Direcção da FPAK aprovou a realização em
2012 do novo Troféu Nacional de Históricos – Montanha (TNHM), o qual se
disputará conjuntamente com as provas do Campeonato de Portugal de Montanha e
Campeonato de Portugal de Clássicos (Montanha).
Segundo o
Anexo K ao Código Desportivo Internacional, as viaturas estão divididas por
diferentes períodos, consoante a sua data de fabrico:
Período
A |
Antes de 1905 |
Período
B |
De 1905 a 1918 |
Período
C |
De 1919 a 1930 |
Período
D |
De 1931 a 1946 |
Período E |
De 1947 a 1961 (1960 para os monolugares e bi-lugares de corrida) |
Período F |
De 1962 a 1965 (a partir de 1961 para os monolugares e
bi-lugares de corrida e final em 1966 para a F2) |
Período GR |
De 1966 (1964 para a F3) a 1972 para os monolugares e
bi-lugares de corrida |
Período G 1 |
De 1966 a 1969 para Turismos e Grande Turismos |
Período G 2 |
De 1970 a 1971 para Turismos e Grande Turismos |
Período HR |
De 1972 a 1976 para monolugares e bi-lugares de corrida |
Período H 1 |
De 1972 a 1975 para Turismos e Grande Turismos |
Período H 2 |
1976 (Turismo e Grande Turismo) |
Período I R |
De 1977 a 1982 para monolugares e bi-lugares de corrida De 1982 a 1985 para os Fórmula Ford |
Período I |
De 1977 a 1981 (Turismo e Grande Turismo) |
No Troféu
Nacional de Históricos (Montanha) serão admitidas todas as viaturas homologadas
FIA/FPAK previstas na tabela acima, com excepção das pertencentes aos Períodos A a D.
Para a
pontuação final do TNHM 2012 e para cada Condutor, serão considerados no máximo
os 6 (seis) melhores resultados por si obtidos nas oito diferentes provas que o
integrarão.
Lisboa, 24 de Outubro de 2011