TROFÉU NACIONAL DE HISTÓRICOS (MONTANHA) 2012

 

Em sua reunião de 24 de Outubro de 2011, a Direcção da FPAK aprovou a realização em 2012 do novo Troféu Nacional de Históricos – Montanha (TNHM), o qual se disputará conjuntamente com as provas do Campeonato de Portugal de Montanha e Campeonato de Portugal de Clássicos (Montanha).

Segundo o Anexo K ao Código Desportivo Internacional, as viaturas estão divididas por diferentes períodos, consoante a sua data de fabrico:

 

Período A

Antes de 1905

Período B

De 1905 a 1918

Período C

De 1919 a 1930

Período D

De 1931 a 1946

Período E

De 1947 a 1961 (1960 para os monolugares e bi-lugares de corrida)

Período F

De 1962 a 1965 (a partir de 1961 para os monolugares e bi-lugares de corrida e final em 1966 para a F2)

Período GR

De 1966 (1964 para a F3) a 1972 para os monolugares e bi-lugares de corrida

Período G 1

De 1966 a 1969 para Turismos e Grande Turismos

Período G 2

De 1970 a 1971 para Turismos e Grande Turismos

Período HR

De 1972 a 1976 para monolugares e bi-lugares de corrida

Período H 1

De 1972 a 1975 para Turismos e Grande Turismos

Período H 2

1976 (Turismo e Grande Turismo)

Período I R

De 1977 a 1982 para monolugares e bi-lugares de corrida

De 1982 a 1985 para os Fórmula Ford

Período I

De 1977 a 1981 (Turismo e Grande Turismo)

 

No Troféu Nacional de Históricos (Montanha) serão admitidas todas as viaturas homologadas FIA/FPAK previstas na tabela acima, com excepção das pertencentes aos Períodos A a D.

Para a pontuação final do TNHM 2012 e para cada Condutor, serão considerados no máximo os 6 (seis) melhores resultados por si obtidos nas oito diferentes provas que o integrarão.

 

 

Comunicado 044/2011 – FPAK

Lisboa, 24 de Outubro de 2011