REGULAMENTAÇÃO 2012
Na sua reunião plenária efectuada no
passado dia 19 de Setembro, a Direcção da FPAK analisou a situação actual do
desporto automóvel nacional e nomeadamente a perspectiva económica menos
favorável que se prevê venha a afectar toda a economia nacional no próximo ano.
Tendo entretanto aprovado as
seguintes alterações regulamentares para 2012:
1) Campeonato de Portugal de Ralis 2012
Manterá o
seu figurino habitual de oito provas, incluindo as provas Vodafone Rali de
Portugal, SATA Rali Açores e Rali Vinho da Madeira.
No que se
refere ao Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), no acto da sua inscrição
prévia no Campeonato, o Concorrente deverá indicar obrigatória e previamente no
respectivo Anexo ao Boletim de Inscrição no CPR 2012, quais as 6 (seis) provas
em que pretenda pontuar. Sendo-lhe dada a possibilidade única de antes da 5ª
prova do CPR 2012, solicitar a substituição de uma das provas anteriormente
indicadas (mas ainda não realizadas) por outra que não haja previamente
seleccionado.
Sendo
contudo considerados para a classificação final apenas os 5 (cinco) melhores
resultados obtidos.
2) Campeonato de Portugal de Ralis 2L/2RM
As viaturas
admitidas a participar serão exactamente as mesmas que estão definidas para 2011.
O CPR 2L/2RM 2012 será composto por apenas 6 (seis) provas que serão disputadas
no território continental, pontuando para este Campeonato a totalidade das
provas disputadas, sendo contudo considerados para a classificação final apenas
os 5 (cinco) melhores resultados obtidos.
No programa
de todas as seis provas do CPR2, disputar-se-á paralelamente uma prova
pontuável para a Taça de Portugal de Ralis e para o Campeonato Regional de
Ralis (VSH) que corresponda à zona em que a prova se disputar.
Quando uma
prova do Campeonato 2L/2RM integrar simultaneamente o Campeonato de Portugal de
Ralis, os Condutores participantes pontuarão simultaneamente para os dois
Campeonatos, desde que neles estejam previamente inscritos (uma única Pré-Inscrição).
3) Campeonato de Portugal de Todo o Terreno 2012
Terá sete
provas, sendo contudo considerados para a classificação final do CPTT 2012, apenas
os 6 (seis) melhores resultados obtidos.
l No que se refere aos restritores das viaturas, seja
com motores a gasolina ou com motores diesel, terão obrigatoriamente
que estar equipadas com um restritor de acordo com a regulamentação FIA a
vigorar em 2012.
4) Campeonatos de Portugal de Circuitos (GT’s e
Turismos) e de Clássicos (Circuitos)
Cada um
destes Campeonatos terá 6 (seis) provas e as viaturas admitidas a participar
serão as mesmas que estão definidas para 2011.
Tal como em
2011, serão disputadas a Taça de Portugal de Circuitos e a Taça de Portugal de
Clássicos (Circuitos), a disputar numa única prova, a qual, simultaneamente,
será também uma das seis provas pontuáveis para os CPC e CPCC.
Quer nos
Campeonatos, quer na Taça de Portugal, os programas de provas englobarão
obrigatória e conjuntamente os CPGT, CPTUR, CPCC 1300 e CPCC/TNCCC.
5) Campeonatos de Portugal de Karting
O CPK 2012
será disputado nas mesmas Categorias que o integraram efectivamente em 2011. Cada
um destes Campeonatos e o Troféu do Futuro, terão 4 (quatro) provas que
pontuarão na totalidade para os respectivos Campeonatos e Troféu do Futuro.
Será ainda
disputada a Taça de Portugal de Karting (prova única) com as mesmas categorias
do CPK e TFK. O Troféu do Futuro 2012 será reservado exclusivamente à categoria
Cadetes. Será mantido o Troféu de Iniciação “Tributo a Figueiredo e Silva”,
reservado a jovens com idade entre os 5 e os 6 anos, que integrará o programa
das provas do CPK e TPK.
l As categorias Iniciação, Cadetes, Juvenis, Júnior,
X30 e X30 “Shifter”, utilizarão exclusivamente motores monomarca, selados e
cuja reparação só poderá ser efectuada pelos respectivos Representantes
Oficiais ou pelos seus Centros de Reparação autorizados.
6) Inscrições nos Campeonatos
Manter-se-á
em
7) Campeonato Open de Ralis 2012
Terá um máximo de até 10 (dez)
provas, sendo preferencial mas não obrigatoriamente, metade em pisos de terra e
metade em pisos de asfalto. As viaturas admitidas a participar serão as mesmas
que estão definidas para 2011.
Tomando em
consideração a análise efectuada às épocas anteriores, e pese o facto de continuar
a existir uma desejada e efectiva dispersão geográfica a nível nacional das
provas que o integrarão, constata-se a existência de uma concentração
localizada regionalmente em relação aos participantes nas provas do COR.
Pelo que o
número máximo de resultados que poderão vir a ser obtidos na totalidade das (até
dez) provas que virão a integrar o COR 2012, será (tal como em 2011) de no
máximo 6 (seis).
Aplicando-se
idêntica regra ao Campeonato de Portugal Júnior de Ralis.
Continuando
a não ser exigida qualquer inscrição prévia nestes dois Campeonatos.
Os
concorrentes inscritos nos diferentes Campeonatos Regionais de Ralis, cujas
provas integrem o COR 2012, continuarão a pontuar simultaneamente para os dois
Campeonatos.
8) Campeonatos de Portugal de OffRoad e de
Crosscar
No
seguimento das sugestões apresentadas pela respectiva Comissão e depois de a
referida Comissão ter auscultado a opinião de diversos participantes, serão
extintos os anteriores Campeonatos e Taças de Portugal de Autocross e de
Ralicross.
Passando a
disputar-se em 2012, apenas um Campeonato
de Portugal de OffRoad (CPO), com um máximo de 7 provas e que englobará
provas em circuitos apenas com pisos de terra e em circuitos com pisos mistos
de terra e asfalto.
Sendo que
preferencialmente e numa óptica de redução de custos de preparação e manutenção
técnica, as provas em pisos apenas de terra se deverão disputar na fase inicial
do Campeonato, só depois se iniciando as provas em circuitos de piso misto.
l Os regulamentos passarão a admitir em todas as
Divisões do CPO a possibilidade de participarem viaturas com 2 ou 4 portas, bem
como a obrigatoriedade de que no caso de o respectivo regulamento determinar
uma altura mínima do piso dos pneus, tal medição seja efectuada antes dos
veículos entrarem em pista e não no final das corridas.
O Campeonato de Portugal de Crosscar
disputar-se-á simultaneamente nas mesmas provas que venham a integrar o novo
Campeonato de Portugal de OffRoad.
l Grelhas de partida
As
grelhas de partida para os automóveis passarão a ter um máximo de 8 viaturas
tanto nas corridas de qualificação como nas corridas finais, no formato 3x2x3.
Nas
pistas de terra, a grelha será formada na pista. Nas pistas mistas de terra e
asfalto, manter-se-ão no local asfaltado já existente, sendo o espaçamento
entre linhas de
No
Crosscar manter-se-á o que já está regulamentado, ou seja grelhas de no máximo
15 viaturas nas Corridas de Qualificação e de 20 nas Corridas Finais,
mantendo-se a inversão das grelhas de acordo com o que foi regulamentado para
2011.
Para
os automóveis, manter-se-á a inversão das grelhas de partida para a 2ª corrida
de qualificação (apenas os cinco primeiros), sendo que nas pistas onde
obrigatoriamente for utilizada a Joker Lap, não existirá inversão de grelha.
Contudo, só nas pistas mistas (asfalto e terra) é que poderá existir a “JOKER
LAP”. A qual é contudo interdita para o Crosscar.
l Cronometragem: será obrigatória em todas as
provas do Campeonato a utilização do programa informático da FPAK, sob a
exclusiva responsabilidade da D. Carla Pontes.
Igualmente
irá estudar-se a possibilidade de implementar um sistema de filmagem das
partidas, para detectar eventuais falsas partidas.
l Troféu
“Ernesto Gonçalves”
Foi
proposto que após as Corridas Finais e segundo a respectiva classificação
dessas corridas, seja feita uma corrida espectáculo tipo “Super Especial”.
Sendo
que nela participarão os dois primeiros classificados de cada uma das quatro
Divisões do Campeonato (1, 2, 4 e 5) que farão a corrida juntos, sendo
previamente sorteados os lugares para a grelha. Cada corrida terá sete voltas.
A
categoria 6 (Iniciação) disputará essa corrida extra só com concorrentes
Iniciados.
No
que se refere ao Crosscar, nela participarão os três primeiros do respectivo Campeonato,
os três primeiros da Divisão 3 do CPO e os três primeiros do Troféu SEMOG (nas
provas em que este esteja presente), sendo também previamente sorteados os
lugares da grelha.
Não
sendo permitida qualquer reparação dentro do parque fechado, mas sendo
permitido o reabastecimento, a mudança de pneus e/ou pequenas reparações na
zona da pré-grelha.
Esta
Super Especial integrará o “TROFÉU ERNESTO GONÇALVES” para Automóveis e para viaturas
de Crosscar ou equivalentes.
l Campeonatos
Apenas
se disputará o CAMPEONATO DE PORTUGAL DE OFFROAD que englobará as seguintes
Divisões:
Divisão 1
Divisão 2 (apenas 2 rodas motrizes – tracção dianteira
ou traseira)
Divisão 3 – ex
Divisão 4
Divisão 4 – ex
Divisão 5
Divisão 5 – ex
Divisão 6 (apenas 2
rodas motrizes – tracção dianteira ou traseira)
Divisão 6 – ex
Divisão 8 – Iniciados
bem
como o Campeonato de Portugal de
Crosscar.
l Será criado um Campeonato de Portugal Júnior de
OffRoad para todos os Condutores que completem 16 anos no ano em que tirarem as
licenças e até ao final do ano em que completem 18 anos.
A
pontuação para este Campeonato será extrapolada da classificação que cada um
obtiver na Divisão (
l Havendo no mínimo cinco concorrentes pré-inscritos,
será criado um Campeonato de Portugal de Camião-Cross a decorrer nas pistas
mistas.
Os
interessados deverão confirmar a sua participação até ao final de Janeiro com a
inscrição no referido Campeonato.
Caso
as pistas tenham condições, poderão vir a fazer também provas em pistas apenas
de terra.
l As taxas de inscrição nos Campeonatos (Divisões 1, 2
e 3 e Crosscar) manter-se-ão iguais a 2011.
l Pontuação nos Campeonatos:
Para
as Divisões
Para
o Campeonato de Portugal de Crosscar e por solicitação expressa dos respectivos
pilotos, o sistema de pontuações passará a corresponder ao seguinte:
No
final das três Corridas de Qualificação já é feita uma classificação para
definição da grelha para a Corrida Final através da soma dessas três corridas.
Essa
classificação passará agora a definir a primeira pontuação para o Campeonato de
Portugal de Crosscar.
A
segunda pontuação para o Campeonato corresponderá à Classificação da Corrida
Final, podendo assim em cada prova, os concorrentes ao Campeonato de Portugal
de Crosscar obter apenas um máximo de duas pontuações para o Campeonato.
l Licenças:
Para
as Divisões 1 e 2 – será a Licença Nacional ou superior,
Na
Divisão
Para
as Divisões 4 e 5 será a Licença Regional ou superior.
Para
a Divisão 6 é igual à que é já emitida – “Iniciação”.
l Números de competição
O
critério de atribuição de números será para o Crosscar, exclusivamente a
reserva do nº do Campeão do ano anterior e os restantes 9 classificados de 2011
poderão manter o número correspondente ao da sua classificação em 2011, desde
que efectuem a sua inscrição no Campeonato até ao final do mês de Janeiro.
A
partir de 1 de Fevereiro, os números de competição serão atribuídos
sequencialmente pela ordem de inscrição no Campeonato.
No
Crosscar os números a atribuir começam no 1 e vão até ao 25 e para o Troféu
Semog começarão no
Para
os Automóveis, visto haver alteração de Campeonato, tudo começa de novo, pelo
que a atribuição dos números será feita pela ordem de inscrição no Campeonato.
l Em 2012 realizar-se-ão os seguintes Campeonatos:
Campeonato de Portugal de OffRoad (nas Divisões
Campeonato de Portugal de Crosscar
Campeonato de Portugal de Iniciados de OffRoad
Campeonato de Portugal Júnior de OffRoad
Troféu “Ernesto Gonçalves”
Campeonato de Portugal de Camião-Cross (a confirmar)
9) Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira
No que se
refere aos Campeonatos dos Açores e da Madeira de Ralis, aguardam-se ainda as
sugestões que as respectivas estruturas de cada uma dessas Regiões Autónomas
venham a propor em relação à regulamentação a vigorar em 2012.
10) Outras disciplinas
Na mesma
reunião plenária da Direcção, foram ainda analisadas diversas outras propostas
de alteração à regulamentação a vigorar em 2012 para as outras disciplinas, as
quais serão primeiramente dadas a conhecer (para análise e comentário) às
respectivas Comissões FPAK e só depois de aprovadas em definitivo, virão a ser divulgadas
publicamente.
Lisboa, 30 de Setembro de 2011