REGULAMENTAÇÃO 2012

 

Na sua reunião plenária efectuada no passado dia 19 de Setembro, a Direcção da FPAK analisou a situação actual do desporto automóvel nacional e nomeadamente a perspectiva económica menos favorável que se prevê venha a afectar toda a economia nacional no próximo ano.

Tendo entretanto aprovado as seguintes alterações regulamentares para 2012:

1) Campeonato de Portugal de Ralis 2012

Manterá o seu figurino habitual de oito provas, incluindo as provas Vodafone Rali de Portugal, SATA Rali Açores e Rali Vinho da Madeira.

No que se refere ao Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), no acto da sua inscrição prévia no Campeonato, o Concorrente deverá indicar obrigatória e previamente no respectivo Anexo ao Boletim de Inscrição no CPR 2012, quais as 6 (seis) provas em que pretenda pontuar. Sendo-lhe dada a possibilidade única de antes da 5ª prova do CPR 2012, solicitar a substituição de uma das provas anteriormente indicadas (mas ainda não realizadas) por outra que não haja previamente seleccionado.

Sendo contudo considerados para a classificação final apenas os 5 (cinco) melhores resultados obtidos.

2) Campeonato de Portugal de Ralis 2L/2RM

As viaturas admitidas a participar serão exactamente as mesmas que estão definidas para 2011. O CPR 2L/2RM 2012 será composto por apenas 6 (seis) provas que serão disputadas no território continental, pontuando para este Campeonato a totalidade das provas disputadas, sendo contudo considerados para a classificação final apenas os 5 (cinco) melhores resultados obtidos.

No programa de todas as seis provas do CPR2, disputar-se-á paralelamente uma prova pontuável para a Taça de Portugal de Ralis e para o Campeonato Regional de Ralis (VSH) que corresponda à zona em que a prova se disputar.

Quando uma prova do Campeonato 2L/2RM integrar simultaneamente o Campeonato de Portugal de Ralis, os Condutores participantes pontuarão simultaneamente para os dois Campeonatos, desde que neles estejam previamente inscritos (uma única Pré-Inscrição).

3) Campeonato de Portugal de Todo o Terreno 2012

Terá sete provas, sendo contudo considerados para a classificação final do CPTT 2012, apenas os 6 (seis) melhores resultados obtidos.

l No que se refere aos restritores das viaturas, seja com motores a gasolina ou com motores diesel, terão obrigatoriamente que estar equipadas com um restritor de acordo com a regulamentação FIA a vigorar em 2012.

4) Campeonatos de Portugal de Circuitos (GT’s e Turismos) e de Clássicos (Circuitos)

Cada um destes Campeonatos terá 6 (seis) provas e as viaturas admitidas a participar serão as mesmas que estão definidas para 2011.

Tal como em 2011, serão disputadas a Taça de Portugal de Circuitos e a Taça de Portugal de Clássicos (Circuitos), a disputar numa única prova, a qual, simultaneamente, será também uma das seis provas pontuáveis para os CPC e CPCC.

Quer nos Campeonatos, quer na Taça de Portugal, os programas de provas englobarão obrigatória e conjuntamente os CPGT, CPTUR, CPCC 1300 e CPCC/TNCCC.

5) Campeonatos de Portugal de Karting

O CPK 2012 será disputado nas mesmas Categorias que o integraram efectivamente em 2011. Cada um destes Campeonatos e o Troféu do Futuro, terão 4 (quatro) provas que pontuarão na totalidade para os respectivos Campeonatos e Troféu do Futuro.

Será ainda disputada a Taça de Portugal de Karting (prova única) com as mesmas categorias do CPK e TFK. O Troféu do Futuro 2012 será reservado exclusivamente à categoria Cadetes. Será mantido o Troféu de Iniciação “Tributo a Figueiredo e Silva”, reservado a jovens com idade entre os 5 e os 6 anos, que integrará o programa das provas do CPK e TPK.

l As categorias Iniciação, Cadetes, Juvenis, Júnior, X30 e X30 “Shifter”, utilizarão exclusivamente motores monomarca, selados e cuja reparação só poderá ser efectuada pelos respectivos Representantes Oficiais ou pelos seus Centros de Reparação autorizados.

6) Inscrições nos Campeonatos

Manter-se-á em 2012 a Pré-Inscrição obrigatória em todos os Campeonatos acima referidos, bem como nos Campeonatos dos Açores e da Madeira de Ralis, Campeonato de OffRoad e de Crosscar e Campeonatos Regionais de Ralis.

7) Campeonato Open de Ralis 2012

Terá um máximo de até 10 (dez) provas, sendo preferencial mas não obrigatoriamente, metade em pisos de terra e metade em pisos de asfalto. As viaturas admitidas a participar serão as mesmas que estão definidas para 2011.

Tomando em consideração a análise efectuada às épocas anteriores, e pese o facto de continuar a existir uma desejada e efectiva dispersão geográfica a nível nacional das provas que o integrarão, constata-se a existência de uma concentração localizada regionalmente em relação aos participantes nas provas do COR.

Pelo que o número máximo de resultados que poderão vir a ser obtidos na totalidade das (até dez) provas que virão a integrar o COR 2012, será (tal como em 2011) de no máximo 6 (seis).

Aplicando-se idêntica regra ao Campeonato de Portugal Júnior de Ralis.

Continuando a não ser exigida qualquer inscrição prévia nestes dois Campeonatos.

Os concorrentes inscritos nos diferentes Campeonatos Regionais de Ralis, cujas provas integrem o COR 2012, continuarão a pontuar simultaneamente para os dois Campeonatos.

8) Campeonatos de Portugal de OffRoad e de Crosscar

No seguimento das sugestões apresentadas pela respectiva Comissão e depois de a referida Comissão ter auscultado a opinião de diversos participantes, serão extintos os anteriores Campeonatos e Taças de Portugal de Autocross e de Ralicross.

Passando a disputar-se em 2012, apenas um Campeonato de Portugal de OffRoad (CPO), com um máximo de 7 provas e que englobará provas em circuitos apenas com pisos de terra e em circuitos com pisos mistos de terra e asfalto.

Sendo que preferencialmente e numa óptica de redução de custos de preparação e manutenção técnica, as provas em pisos apenas de terra se deverão disputar na fase inicial do Campeonato, só depois se iniciando as provas em circuitos de piso misto.

l Os regulamentos passarão a admitir em todas as Divisões do CPO a possibilidade de participarem viaturas com 2 ou 4 portas, bem como a obrigatoriedade de que no caso de o respectivo regulamento determinar uma altura mínima do piso dos pneus, tal medição seja efectuada antes dos veículos entrarem em pista e não no final das corridas.

O Campeonato de Portugal de Crosscar disputar-se-á simultaneamente nas mesmas provas que venham a integrar o novo Campeonato de Portugal de OffRoad.

l Grelhas de partida

As grelhas de partida para os automóveis passarão a ter um máximo de 8 viaturas tanto nas corridas de qualificação como nas corridas finais, no formato 3x2x3.

Nas pistas de terra, a grelha será formada na pista. Nas pistas mistas de terra e asfalto, manter-se-ão no local asfaltado já existente, sendo o espaçamento entre linhas de 8 metros.

No Crosscar manter-se-á o que já está regulamentado, ou seja grelhas de no máximo 15 viaturas nas Corridas de Qualificação e de 20 nas Corridas Finais, mantendo-se a inversão das grelhas de acordo com o que foi regulamentado para 2011.

Para os automóveis, manter-se-á a inversão das grelhas de partida para a 2ª corrida de qualificação (apenas os cinco primeiros), sendo que nas pistas onde obrigatoriamente for utilizada a Joker Lap, não existirá inversão de grelha. Contudo, só nas pistas mistas (asfalto e terra) é que poderá existir a “JOKER LAP”. A qual é contudo interdita para o Crosscar.

l Cronometragem: será obrigatória em todas as provas do Campeonato a utilização do programa informático da FPAK, sob a exclusiva responsabilidade da D. Carla Pontes.

Igualmente irá estudar-se a possibilidade de implementar um sistema de filmagem das partidas, para detectar eventuais falsas partidas.

l Troféu “Ernesto Gonçalves”

Foi proposto que após as Corridas Finais e segundo a respectiva classificação dessas corridas, seja feita uma corrida espectáculo tipo “Super Especial”.

Sendo que nela participarão os dois primeiros classificados de cada uma das quatro Divisões do Campeonato (1, 2, 4 e 5) que farão a corrida juntos, sendo previamente sorteados os lugares para a grelha. Cada corrida terá sete voltas.

A categoria 6 (Iniciação) disputará essa corrida extra só com concorrentes Iniciados.

No que se refere ao Crosscar, nela participarão os três primeiros do respectivo Campeonato, os três primeiros da Divisão 3 do CPO e os três primeiros do Troféu SEMOG (nas provas em que este esteja presente), sendo também previamente sorteados os lugares da grelha.

Não sendo permitida qualquer reparação dentro do parque fechado, mas sendo permitido o reabastecimento, a mudança de pneus e/ou pequenas reparações na zona da pré-grelha.

Esta Super Especial integrará o “TROFÉU ERNESTO GONÇALVES” para Automóveis e para viaturas de Crosscar ou equivalentes.

l Campeonatos

Apenas se disputará o CAMPEONATO DE PORTUGAL DE OFFROAD que englobará as seguintes Divisões:

Divisão 1

Divisão 2 (apenas 2 rodas motrizes – tracção dianteira ou traseira)

Divisão 3 – ex Divisão 4

Divisão 4 – ex Divisão 5

Divisão 5 – ex Divisão 6 (apenas 2 rodas motrizes – tracção dianteira ou traseira)

Divisão 6 – ex Divisão 8Iniciados

bem como o Campeonato de Portugal de Crosscar.

l Será criado um Campeonato de Portugal Júnior de OffRoad para todos os Condutores que completem 16 anos no ano em que tirarem as licenças e até ao final do ano em que completem 18 anos.

A pontuação para este Campeonato será extrapolada da classificação que cada um obtiver na Divisão (1 a 5) em que haja participado (pontuação total).

l Havendo no mínimo cinco concorrentes pré-inscritos, será criado um Campeonato de Portugal de Camião-Cross a decorrer nas pistas mistas.

Os interessados deverão confirmar a sua participação até ao final de Janeiro com a inscrição no referido Campeonato.

Caso as pistas tenham condições, poderão vir a fazer também provas em pistas apenas de terra.

l As taxas de inscrição nos Campeonatos (Divisões 1, 2 e 3 e Crosscar) manter-se-ão iguais a 2011.

l Pontuação nos Campeonatos:

Para as Divisões 1 a 6 do CPO, manter-se-á o mesmo sistema de pontuações de 2011 (as duas melhores corridas de qualificação mais a da corrida final).

Para o Campeonato de Portugal de Crosscar e por solicitação expressa dos respectivos pilotos, o sistema de pontuações passará a corresponder ao seguinte:

No final das três Corridas de Qualificação já é feita uma classificação para definição da grelha para a Corrida Final através da soma dessas três corridas.

Essa classificação passará agora a definir a primeira pontuação para o Campeonato de Portugal de Crosscar.

A segunda pontuação para o Campeonato corresponderá à Classificação da Corrida Final, podendo assim em cada prova, os concorrentes ao Campeonato de Portugal de Crosscar obter apenas um máximo de duas pontuações para o Campeonato.

l Licenças:

Para as Divisões 1 e 2 – será a Licença Nacional ou superior,

Na Divisão 3 a Licença passa ser a Regional ou superior, ficando igual ao Crosscar.

Para as Divisões 4 e 5 será a Licença Regional ou superior.

Para a Divisão 6 é igual à que é já emitida – “Iniciação”.

l Números de competição

O critério de atribuição de números será para o Crosscar, exclusivamente a reserva do nº do Campeão do ano anterior e os restantes 9 classificados de 2011 poderão manter o número correspondente ao da sua classificação em 2011, desde que efectuem a sua inscrição no Campeonato até ao final do mês de Janeiro.

A partir de 1 de Fevereiro, os números de competição serão atribuídos sequencialmente pela ordem de inscrição no Campeonato.

No Crosscar os números a atribuir começam no 1 e vão até ao 25 e para o Troféu Semog começarão no 31 até 50.

Para os Automóveis, visto haver alteração de Campeonato, tudo começa de novo, pelo que a atribuição dos números será feita pela ordem de inscrição no Campeonato.

l Em 2012 realizar-se-ão os seguintes Campeonatos:

Campeonato de Portugal de OffRoad (nas Divisões 1 a 5)

Campeonato de Portugal de Crosscar

Campeonato de Portugal de Iniciados de OffRoad

Campeonato de Portugal Júnior de OffRoad

Troféu “Ernesto Gonçalves”

Campeonato de Portugal de Camião-Cross (a confirmar)

9) Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira

No que se refere aos Campeonatos dos Açores e da Madeira de Ralis, aguardam-se ainda as sugestões que as respectivas estruturas de cada uma dessas Regiões Autónomas venham a propor em relação à regulamentação a vigorar em 2012.

10) Outras disciplinas

Na mesma reunião plenária da Direcção, foram ainda analisadas diversas outras propostas de alteração à regulamentação a vigorar em 2012 para as outras disciplinas, as quais serão primeiramente dadas a conhecer (para análise e comentário) às respectivas Comissões FPAK e só depois de aprovadas em definitivo, virão a ser divulgadas publicamente.

 

 

Comunicado 039/2011-FPAK

Lisboa, 30 de Setembro de 2011