Face à falta de clarificação da FIA (até à data) no que
concerne à correcta interpretação das medidas dos restritores mencionadas no Art.
285 do Anexo J 2012 e à sua aplicabilidade, as medidas dos restritores
aplicáveis às viaturas de Todo Terreno que participem nas provas do Campeonato
de Portugal VODAFONE de Todo o Terreno 2012, não sofrerão qualquer alteração em
relação às medidas de restritores que vigoraram em Portugal em 2011.
Pelo que e em todas as provas do CPTT 2012, em relação aos motores
Diesel sobrealimentados, o diâmetro interior máximo do restritor será de:
38 mm: caso o motor tenha origem numa
viatura que possa ser homologada
35 mm:
caso o motor seja um motor de concepção livre do tipo Diesel sobrealimentado
com uma cilindrada nominal (do bloco) máxima de 3000 cc.
No que se refere aos motores a gasolina, o diâmetro do restritor
mantém-se nos
Apenas para
informação e em relação a novas viaturas que estejam a ser eventualmente
construídas com vista à próxima época, os diâmetros obrigatórios dos
restritores a partir de 1 de Janeiro de 2013, serão os que constam do Art.º
285º do Anexo “J” ao CDI 2012.
O que será igualmente
aplicável às viaturas já actualmente existentes.
Lisboa, 18 de Abril de 2012