ESCLARECIMENTO SOBRE AS PONTUAÇÕES PARA O CPR 2012 NO RALLYE DE PORTUGAL

 

O regulamento do CPR 2012, refere no seu Artigo 12º, o seguinte:

§ 1.º — Contudo, para efeitos de pontuação no CPR 2012 (Absoluto), considerar-se-á e por excepção, que nas provas Vodafone Rali de Portugal, SATA Rali Açores e Rali Vinho da Madeira, se tiver sido aplicado o disposto nos § 4º. e 5º do Artigo 11º e apenas para as equipas que tenham beneficiado da aplicação do disposto nesses parágrafos, cada uma das etapas será considerada como uma “prova” totalmente independente, com as consequentes pontuações para o CPR 2012 (absoluto), segundo as seguintes regras:

Nota: Para que esta situação se verifique, é necessário, contudo, que em cada uma das etapas estejam previstos disputar-se um mínimo de 50 km de Provas Especiais.

No caso de uma dessas etapas não compreender o mínimo de 50 km de PE, os resultados dessa etapa serão aglutinados (para efeitos de pontuação) à etapa imediatamente anterior (no caso de ser a última) ou à imediatamente seguinte (no caso de ser a primeira).

E mais à frente, no mesmo artigo, refere-se ainda que:

§ 4.º — Qualquer equipa que cumpra a totalidade do percurso de cada uma dessas três provas, classificando-se consequentemente no final da prova, obterá como pontuação base para o CPR 2012 (absoluto), a pontuação que corresponda à sua classificação final (geral absoluta) na prova.

Por excepção e em relação ao Vodafone Rali de Portugal 2012, todas as pontuações para o CPR 2012 serão consideradas apenas em relação à classificação geral após a segunda etapa da prova, o que corresponderá em termos de CPR 2012 ao cumprimento total dessa prova.

 

Pelo que e pelas mesmas razões que constam da Nota ao § 1º, as pontuações finais para o CPR 2012 serão atribuídas segundo a classificação verificada no final do dia 3, Sábado.

 

Já que tendo o Dia 1 previstos apenas 39,22 km de PE, para efeitos de definições das classificações para o CPR, a 1ª hipótese de pontuação nos termos do parágrafo 1º acima, será no final do Dia 2 (Dias 1 e 2 agregados).

 

E em termos de pontuações finais absolutas para o CPR, estas serão elaboradas a partir da classificação final registada no final do Dia 3 (Sábado) - Controlo 16A. Que será neste caso (Dia 3) considerado como a 2ª etapa da prova para o CPR.

 

Sendo estas mesmas regras aplicáveis igualmente às classificações dos Grupos Produção ou Turismo.

 

Comunicado 019/2012-FPAK

Lisboa, 14 de Março de 2012