FIA F3 INTERCONTINENTAL CUP – MACAU

 

Na sequência de uma excelente actuação no G P de Macau 2012, o piloto português António Félix da Costa, sagrou-se como o grande vencedor do FIA F3 Intercontinental Cup, a prova anual mais importante de todo o calendário internacional de F3.

 

Num ano pleno de sucessos, com vitórias em diferentes competições internacionais de elevado nível competitivo, esta vitória de António Félix da Costa em Macau, é o melhor culminar de uma época que certamente lhe virá a abrir caminho para brevemente poder atingir patamares ainda mais elevados no desporto automóvel internacional. Como todos desejamos.

 

Contudo, e durante a cerimónia do pódio do G P de Macau, foi o piloto surpreendido – e certamente todos os adeptos do desporto automóvel que acompanharam a sua brilhante corrida – com o estranho facto de em vez de ser tocado o Hino nacional Português como lhe correspondia, ter soado um outro hino nacional que não o nosso. E só mais tarde e já depois de terminada a cerimónia do pódio, terá finalmente soado na instalação sonora do circuito o Hino Nacional Português.

 

Tendo tomado conhecimento desse insólito e desagradável facto, a FPAK enviou de mediato por e-mail um protesto formal e veemente, dirigido à sua congénere federativa de Macau bem como à Comissão Organizadora do 59º Grande Prémio de Macau, dando do mesmo conhecimento à FIA, já que se tratava de uma competição FIA. Desse mesmo protesto foi dado igualmente conhecimento imediato a Sua Exa. o Secretário de Estado do Desporto e Juventude.

 

Ressalve-se, contudo, que na cerimónia final de entrega de prémios de todas as competições do G P de Macau, realizada ao final do dia, foi finalmente tocado o Hino Nacional Português no momento em que foi entregue o respectivo troféu a António Félix da Costa.

 

 

Comunicado 033/2012-FPAK

Lisboa, 19 de Novembro de 2012