REGULAMENTAÇÃO 2013

 

Na sua reunião plenária efectuada no passado dia 24 de Setembro, a Direcção da FPAK analisou a situação actual do desporto automóvel nacional e nomeadamente a perspectiva económica menos favorável que claramente irá afectar toda a economia nacional no próximo ano.

Tendo entretanto aprovado as seguintes alterações regulamentares para 2013, a maioria das quais derivam de propostas concretas apresentadas à FPAK pelos Clubes Organizadores das áreas dos Ralis e do OffRoad:

 

1) Campeonato de Portugal de Ralis 2013 (CPR)

Tendo em consideração a reduzida participação de concorrentes inscritos no CPR nas edições 2012 das provas Vodafone Rali de Portugal, SATA Rali Açores e Rali Vinho da Madeira, foi decidido englobar para 2013 estas três provas internacionais numa nova competição diferenciada do CPR, a qual terá a designação de “Taça de Ouro de Ralis – Troféu “a designar” (que em cada ano homenageará um antigo Campeão Nacional de Ralis).

A regulamentação específica desta nova competição será oportunamente publicada.

Assim, o CPR 2013 será composto por cinco provas (as mesmas do CPR2), podendo contudo os concorrentes inscritos no CPR 2013, obter uma única pontuação extra em qualquer uma das três provas da “Taça de Ouro de Ralis”; a qual substituirá (se for superior) a pior pontuação obtida numa das cinco provas base, sendo contudo considerados para a classificação final apenas os 5 (cinco) melhores resultados obtidos.

Essa pontuação extra só será contudo atribuível caso o concorrente haja participado em todas as outras cinco provas.

Nas cinco provas “base”, cada Organizador designará uma Prova Especial especifica e que seja representativa da generalidade da prova, cuja quilometragem se deverá situar entre os 10 e os 12 km aproximadamente, que se designará como “Power Stage”.

E que atribuirá pontuações adicionais em termos de CPR, de 3, 2 e 1 pontos, respectivamente, aos três primeiros classificados dessa Prova Especial.

 

2) Campeonato de Portugal de Ralis 2L/2RM (CPR2)

As viaturas admitidas a participar serão exactamente as mesmas que estão definidas para 2012. O CPR 2L/2RM 2013 será composto por apenas 5 (cinco) provas que serão disputadas exclusivamente no território continental, pontuando para este Campeonato a totalidade das provas disputadas.

Nessas cinco provas, cada Organizador designará uma Prova Especial especifica e que seja representativa da generalidade da prova, cuja quilometragem se deverá situar entre os 10 e os 12 km aproximadamente, que se designará como “Power Stage”.

E que atribuirá pontuações adicionais em termos de CPR2, de 3, 2 e 1 pontos, respectivamente, aos três primeiros classificados dessa Prova Especial.

Integrando as mesmas cinco provas do CPR 2L/2RM o Campeonato de Portugal de Ralis, os Condutores participantes pontuarão simultaneamente para os dois Campeonatos, desde que neles estejam previamente inscritos (uma única pré-inscrição).

 

3) Taça de Portugal de Ralis (TPR)

No programa de todas as cinco provas continentais do CPR, disputar-se-á paralelamente uma prova pontuável para a Taça de Portugal de Ralis e para o Campeonato Regional de Ralis (VSH) que corresponda à zona em que a prova se disputar (aplicável apenas para as Regiões Centro e Sul).

A “Power Stage” pontuará igualmente para a TPR nas mesmas condições anteriormente referidas.

Em cada uma das provas da TPR 2013, o número total de PE’s será obrigatoriamente de menos 1 (uma) do que o total de PE´s que integrem a prova do CPR.

 

4) Campeonato Open de Ralis 2013 (COR)

Terá um máximo de até 10 (dez) provas, sendo preferencial mas não obrigatoriamente, metade em pisos de terra e metade em pisos de asfalto. As viaturas admitidas a participar serão as mesmas que estão definidas para 2012.

Tomando em consideração a análise efectuada às épocas anteriores, e pese o facto de continuar a existir uma desejada e efectiva dispersão geográfica a nível nacional das provas que o integrarão, constata-se a existência de uma concentração localizada regionalmente em relação aos participantes nas provas do COR.

Pelo que o número máximo de resultados que poderão vir a ser obtidos na totalidade das (até dez) provas que virão a integrar o COR 2013, será (tal como em 2012) de no máximo 6 (seis). Aplicando-se idêntica regra ao Campeonato de Portugal Júnior de Ralis, que integrará as mesmas provas do COR.

No COR, haverá em termos de pontuações para os Campeonatos, classificações independentes para as viaturas 2RM e para as viaturas 4RM, sem qualquer divisão por Classes.

Os concorrentes inscritos nos Campeonatos Regionais de Ralis Centro e Sul, cujas provas integrem o COR 2013, continuarão a pontuar simultaneamente para os dois Campeonatos.

 

5) Campeonatos Regionais de Ralis (CRR)

Os actuais Campeonatos Regionais de Ralis Norte e Nordeste serão aglutinados numa única competição – Campeonato Regional de Ralis (Norte), que terá um máximo de até 10 (dez) provas, não podendo nenhuma dessas provas integrar qualquer outro Campeonato (CPR ou COR).

Esta regra de não integração em qualquer outro Campeonato superior, não será aplicável, por razões logísticas e operacionais, aos Regionais de Ralis Centro e Sul.

Nos CRR, haverá em termos de pontuações para os Campeonatos, classificações independentes para as viaturas 2RM e para as viaturas 4RM, sem qualquer divisão por Classes.

l Por solicitação dos Clubes Organizadores, a FPAK irá analisar a possibilidade de futuramente vir a ser proibido o uso de gasolinas especiais nos Campeonatos de Ralis.

 

6) Campeonato de Portugal de Todo o Terreno 2013 (CPTT)

Terá seis provas, sendo contudo considerados para a classificação final do CPTT 2013, apenas os 5 (cinco) melhores resultados obtidos.

l No que se refere aos restritores das viaturas, seja com motores a gasolina ou com motores diesel, estas terão que estar obrigatoriamente equipadas com um restritor de acordo com a regulamentação FIA que vigorar em 2013.

 

7) Campeonatos de Portugal de Circuitos (GT’s) e de Clássicos (Circuitos) (CPC)

Cada um destes Campeonatos terá 6 (seis) provas e as viaturas admitidas a participar serão as mesmas que estão definidas para 2012.

Tal como em 2012, serão disputadas a Taça de Portugal de Circuitos e as Taças de Portugal de Clássicos (Circuitos), a disputar numa única prova.

Quer nos Campeonatos, quer na Taça de Portugal, os programas de prova englobarão (em princípio) os CPC, CPCC 1300 e CPCC/TNCC, conjuntamente.

 

8) Campeonatos de Portugal de Karting (CPK/TFK)

O CPK 2013 será disputado nas mesmas Categorias que o integraram em 2012. Cada um destes Campeonatos e o Troféu do Futuro, terão 4 (quatro) provas que pontuarão na totalidade para os respectivos Campeonatos e Troféu do Futuro.

Será ainda disputada a Taça de Portugal de Karting (prova única) com as mesmas categorias do CPK e TFK, sendo o Troféu do Futuro 2013 reservado exclusivamente à categoria Cadetes. Será mantido o Troféu de Iniciação “Tributo a Figueiredo e Silva”, reservado a jovens com idade entre os 5 e os 6 anos, que integrará o programa de todas as provas do CPK e TPK.

l As categorias Iniciação, Cadetes, Juvenis, Júnior, X30 e X30 “Shifter”, utilizarão exclusivamente motores Monomarca, selados e cuja reparação só poderá ser efectuada pelos respectivos Representantes Oficiais ou pelos seus Centros de Reparação autorizados.

 

9) Inscrições nos Campeonatos

Manter-se-á em 2013 a pré-inscrição obrigatória apenas para os seguintes Campeonatos: CPR, CPR2, CPC, CPCC, CPCC1300, CPTT, CPK, TFK, CRA, CRM, CRRN, CRRC e CRRS.

Já que só desta forma se poderá garantir a não ingerência em termos de pontuações para cada um desses Campeonatos, de quaisquer outros concorrentes não inscritos previamente nos mesmos e que participem pontualmente em qualquer uma das provas que os integrem.

 

10) Campeonatos de Portugal de OffRoad (CPOFR), Crosscar (CPKx) e Camião Racing (CPCR)

Os Campeonatos de Portugal de OffRoad e Crosscar 2013 disputar-se-ão num máximo de 7 ou 8 provas e englobarão provas em circuitos apenas com pisos de terra e em circuitos com pisos mistos de terra e asfalto.

Sendo que preferencialmente e numa óptica de redução de custos de preparação e manutenção técnica, as provas em pisos apenas de terra se deverão disputar na fase inicial do Campeonato, só depois se iniciando as provas em circuitos de piso misto.

l Manter-se-á o Campeonato de Portugal Júnior de OffRoad para todos os Condutores que completem 16 anos no ano em que tirarem as licenças e até ao final do ano em que completem 18 anos.

A pontuação para este Campeonato será extrapolada da classificação que cada Condutor obtiver na Divisão (1, 2, 4 ou 5) em que haja participado (pontuação total).

l O Campeonato de Portugal de OffRoad – Iniciação (Divisão 6) manterá a mesma regulamentação de 2012 e passará a designar-se, em homenagem a um dos grandes impulsionadores do OffRoad em Portugal, como “Troféu Ernesto Gonçalves”.

l O Campeonato de Portugal de Camião Racing terá 4 ou 5 provas a decorrer nas pistas mistas. Contudo e caso as pistas tenham condições técnicas, poderão vir a fazer também provas em pistas apenas de terra.

l Campeonatos

O Campeonato de Portugal de OffRoad englobará as seguintes Divisões:

Divisão 1

Divisão 2 (apenas 2 rodas motrizes – tracção dianteira ou traseira)

Divisão 4

Divisão 5 (apenas 2 rodas motrizes – tracção dianteira ou traseira)

Divisão 6Iniciados (“Troféu Ernesto Gonçalves”)

l Pontuação nos Campeonatos:

Para as Divisões (1, 2, 4, 5 e 6) do CPOFR, manter-se-á o mesmo sistema de pontuações de 2012 (as duas melhores corridas de qualificação, mais a da corrida final).

Para o Campeonato de Portugal de Crosscar e por solicitação expressa dos respectivos pilotos, o sistema de pontuações será igual ao praticado em 2012,

No final das três Corridas de Qualificação é feita uma classificação para definição da grelha para a Corrida Final através da soma dessas três corridas.

Essa classificação definirá a primeira pontuação para o Campeonato de Portugal de Crosscar.

A segunda pontuação para o Campeonato corresponderá à classificação da Corrida Final, podendo assim em cada prova, os concorrentes ao Campeonato de Portugal de Crosscar obter apenas um máximo de duas pontuações para o Campeonato.

No que se refere ao Campeonato de Portugal de Camião Racing, o sistema de pontuações será o mesmo que se verificou em 2012.

l Não havendo em 2013 inscrições prévias nestes Campeonatos, uma prova só será pontuável para cada uma das Categorias ou Divisões de qualquer dos Campeonatos, se nelas participarem um mínimo de quatro concorrentes.

l Licenças Desportivas 2013:

Para as Divisões 1 e 2 –                            será a Licença Nacional (ou superior)

Para as Divisões 4 e 5 –                            será a Licença Regional (ou superior)

Para a Divisão 6 –                                      será a Licença Regional “Iniciação”

Para o Crosscar e Camião Racing –       será a Licença Regional (ou superior)

l Números de competição

O critério de atribuição de números será para todas as disciplinas de OffRoad, exclusivamente a reserva do primeiro número ao Campeão do ano anterior. Sendo os restantes números de competição atribuíveis a partir da primeira prova em que se inscrevam.

l Cronometragem: será obrigatória em todas as provas dos Campeonatos a utilização do programa informático da FPAK, sob a exclusiva responsabilidade da D. Carla Pontes.

Continuará a analisar-se a possibilidade de se vir a implementar brevemente um sistema de filmagem das partidas, para detectar eventuais falsas partidas.

l “Troféu Ernesto Gonçalves”,

Criada em 2012 por proposta dos Clubes Organizadores e Pilotos, uma nova competição denominada “Troféu Ernesto Gonçalves”, a qual tinha em mente proporcionar maior interesse para os espectadores, a constatada fraca adesão dos pilotos pelos mais diversos motivos, levou a que a mesma não se volte a disputar em 2013.

 

11) Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira

No que se refere aos Campeonatos dos Açores e da Madeira de Ralis, aguardam-se ainda as sugestões que as respectivas estruturas de cada uma dessas Regiões Autónomas venham a propor em relação à regulamentação a vigorar em 2013.

 

12) Outras disciplinas

Na mesma reunião plenária da Direcção, foram ainda analisadas diversas propostas de alteração à regulamentação a vigorar em 2013 para as outras disciplinas, as quais virão a ser divulgadas oportunamente.

 

Comunicado 028/2012-FPAK

Lisboa, 26 de Setembro de 2012