REGULAMENTAÇÃO 2013
Na sua reunião plenária efectuada no passado dia 24 de Setembro, a
Direcção da FPAK analisou a situação actual do desporto automóvel nacional e
nomeadamente a perspectiva económica menos favorável que claramente irá afectar
toda a economia nacional no próximo ano.
Tendo entretanto aprovado as seguintes alterações regulamentares para 2013,
a maioria das quais derivam de propostas concretas apresentadas à FPAK pelos
Clubes Organizadores das áreas dos Ralis e do OffRoad:
1) Campeonato de Portugal de Ralis 2013 (CPR)
Tendo em
consideração a reduzida participação de concorrentes inscritos no CPR nas
edições 2012 das provas Vodafone Rali de Portugal, SATA Rali Açores e Rali
Vinho da Madeira, foi decidido englobar para 2013 estas três provas internacionais
numa nova competição diferenciada do CPR, a qual terá a designação de “Taça
de Ouro de Ralis – Troféu “a
designar” (que em cada ano homenageará um antigo Campeão Nacional de Ralis).
A
regulamentação específica desta nova competição será oportunamente publicada.
Assim, o
CPR 2013 será composto por cinco provas (as mesmas do CPR2), podendo contudo os
concorrentes inscritos no CPR 2013, obter uma única pontuação extra em qualquer
uma das três provas da “Taça de Ouro de Ralis”; a qual substituirá (se for
superior) a pior pontuação obtida numa das cinco provas base, sendo contudo
considerados para a classificação final apenas os 5 (cinco) melhores resultados
obtidos.
Essa
pontuação extra só será contudo atribuível caso o concorrente haja participado
em todas as outras cinco provas.
Nas cinco
provas “base”, cada Organizador designará uma Prova Especial especifica e que
seja representativa da generalidade da prova, cuja quilometragem se deverá
situar entre os 10 e os
E que
atribuirá pontuações adicionais em termos de CPR, de 3, 2 e 1 pontos,
respectivamente, aos três primeiros classificados dessa Prova Especial.
2) Campeonato de Portugal de Ralis 2L/2RM (CPR2)
As viaturas
admitidas a participar serão exactamente as mesmas que estão definidas para 2012.
O CPR 2L/2RM 2013 será composto por apenas 5 (cinco) provas que serão
disputadas exclusivamente no território continental, pontuando para este
Campeonato a totalidade das provas disputadas.
Nessas
cinco provas, cada Organizador designará uma Prova Especial especifica e que
seja representativa da generalidade da prova, cuja quilometragem se deverá
situar entre os 10 e os
E que
atribuirá pontuações adicionais em termos de CPR2, de 3, 2 e 1 pontos,
respectivamente, aos três primeiros classificados dessa Prova Especial.
Integrando
as mesmas cinco provas do CPR 2L/2RM o Campeonato de Portugal de Ralis, os
Condutores participantes pontuarão simultaneamente para os dois Campeonatos,
desde que neles estejam previamente inscritos (uma única pré-inscrição).
3) Taça de Portugal de Ralis (TPR)
No programa
de todas as cinco provas continentais do CPR, disputar-se-á paralelamente uma
prova pontuável para a Taça de Portugal de Ralis e para o Campeonato Regional
de Ralis (VSH) que corresponda à zona em que a prova se disputar (aplicável
apenas para as Regiões Centro e Sul).
A “Power
Stage” pontuará igualmente para a TPR nas mesmas condições anteriormente
referidas.
Em cada uma
das provas da TPR 2013, o número total de PE’s será obrigatoriamente de menos 1
(uma) do que o total de PE´s que integrem a prova do CPR.
4) Campeonato Open de Ralis 2013 (COR)
Terá um
máximo de até 10 (dez) provas, sendo preferencial mas não obrigatoriamente,
metade em pisos de terra e metade em pisos de asfalto. As viaturas admitidas a
participar serão as mesmas que estão definidas para 2012.
Tomando em
consideração a análise efectuada às épocas anteriores, e pese o facto de
continuar a existir uma desejada e efectiva dispersão geográfica a nível
nacional das provas que o integrarão, constata-se a existência de uma
concentração localizada regionalmente em relação aos participantes nas provas
do COR.
Pelo que o
número máximo de resultados que poderão vir a ser obtidos na totalidade das
(até dez) provas que virão a integrar o COR 2013, será (tal como em 2012) de no
máximo 6 (seis). Aplicando-se idêntica regra ao Campeonato de Portugal Júnior
de Ralis, que integrará as mesmas provas do COR.
No COR,
haverá em termos de pontuações para os Campeonatos, classificações independentes
para as viaturas 2RM e para as viaturas 4RM, sem qualquer divisão por Classes.
Os
concorrentes inscritos nos Campeonatos Regionais de Ralis Centro e Sul, cujas
provas integrem o COR 2013, continuarão a pontuar simultaneamente para os dois
Campeonatos.
5) Campeonatos Regionais de Ralis (CRR)
Os actuais
Campeonatos Regionais de Ralis Norte e Nordeste serão aglutinados numa única
competição – Campeonato Regional de Ralis (Norte), que terá um máximo de até 10
(dez) provas, não podendo nenhuma dessas provas integrar qualquer outro
Campeonato (CPR ou COR).
Esta regra
de não integração em qualquer outro Campeonato superior, não será aplicável,
por razões logísticas e operacionais, aos Regionais de Ralis Centro e Sul.
Nos CRR,
haverá em termos de pontuações para os Campeonatos, classificações
independentes para as viaturas 2RM e para as viaturas 4RM, sem qualquer divisão
por Classes.
l Por solicitação dos Clubes Organizadores, a FPAK irá
analisar a possibilidade de futuramente vir a ser proibido o uso de gasolinas
especiais nos Campeonatos de Ralis.
6) Campeonato de Portugal de Todo o Terreno 2013 (CPTT)
Terá seis
provas, sendo contudo considerados para a classificação final do CPTT 2013, apenas
os 5 (cinco) melhores resultados obtidos.
l No que se refere aos restritores das viaturas, seja
com motores a gasolina ou com motores diesel, estas terão que
estar obrigatoriamente equipadas com um restritor de acordo com a
regulamentação FIA que vigorar em 2013.
7) Campeonatos de Portugal de Circuitos (GT’s) e
de Clássicos (Circuitos) (CPC)
Cada um
destes Campeonatos terá 6 (seis) provas e as viaturas admitidas a participar
serão as mesmas que estão definidas para 2012.
Tal como em
2012, serão disputadas a Taça de Portugal de Circuitos e as Taças de Portugal
de Clássicos (Circuitos), a disputar numa única prova.
Quer nos
Campeonatos, quer na Taça de Portugal, os programas de prova englobarão (em
princípio) os CPC, CPCC 1300 e CPCC/TNCC, conjuntamente.
8) Campeonatos de Portugal de Karting (CPK/TFK)
O CPK 2013
será disputado nas mesmas Categorias que o integraram em 2012. Cada um destes
Campeonatos e o Troféu do Futuro, terão 4 (quatro) provas que pontuarão na
totalidade para os respectivos Campeonatos e Troféu do Futuro.
Será ainda
disputada a Taça de Portugal de Karting (prova única) com as mesmas categorias
do CPK e TFK, sendo o Troféu do Futuro 2013 reservado exclusivamente à
categoria Cadetes. Será mantido o Troféu de Iniciação “Tributo a Figueiredo e
Silva”, reservado a jovens com idade entre os 5 e os 6 anos, que integrará o
programa de todas as provas do CPK e TPK.
l As categorias Iniciação, Cadetes, Juvenis, Júnior,
X30 e X30 “Shifter”, utilizarão exclusivamente motores Monomarca, selados e
cuja reparação só poderá ser efectuada pelos respectivos Representantes
Oficiais ou pelos seus Centros de Reparação autorizados.
9) Inscrições nos Campeonatos
Manter-se-á
em
Já que só
desta forma se poderá garantir a não ingerência em termos de pontuações para
cada um desses Campeonatos, de quaisquer outros concorrentes não inscritos previamente
nos mesmos e que participem pontualmente em qualquer uma das provas que os
integrem.
10) Campeonatos de Portugal de OffRoad (CPOFR), Crosscar
(CPKx) e Camião Racing (CPCR)
Os
Campeonatos de Portugal de OffRoad e Crosscar 2013 disputar-se-ão num máximo de
7 ou 8 provas e englobarão provas em circuitos apenas com pisos de terra e em
circuitos com pisos mistos de terra e asfalto.
Sendo que
preferencialmente e numa óptica de redução de custos de preparação e manutenção
técnica, as provas em pisos apenas de terra se deverão disputar na fase inicial
do Campeonato, só depois se iniciando as provas em circuitos de piso misto.
l Manter-se-á o Campeonato de Portugal Júnior de
OffRoad para todos os Condutores que completem 16 anos no ano em que tirarem as
licenças e até ao final do ano em que completem 18 anos.
A
pontuação para este Campeonato será extrapolada da classificação que cada
Condutor obtiver na Divisão (1, 2, 4 ou 5) em que haja participado (pontuação
total).
l O Campeonato de Portugal de OffRoad – Iniciação
(Divisão 6) manterá a mesma regulamentação de 2012 e passará a designar-se, em
homenagem a um dos grandes impulsionadores do OffRoad em Portugal, como “Troféu
Ernesto Gonçalves”.
l O Campeonato de Portugal de Camião Racing terá 4 ou
5 provas a decorrer nas pistas mistas. Contudo e caso as pistas tenham
condições técnicas, poderão vir a fazer também provas em pistas apenas de
terra.
l Campeonatos
O
Campeonato de Portugal de OffRoad englobará as seguintes Divisões:
Divisão 1
Divisão 2 (apenas 2 rodas motrizes – tracção
dianteira ou traseira)
Divisão 4
Divisão 5 (apenas 2 rodas motrizes – tracção
dianteira ou traseira)
Divisão 6 – Iniciados
(“Troféu Ernesto Gonçalves”)
l Pontuação nos Campeonatos:
Para
as Divisões (1, 2, 4, 5 e 6) do CPOFR, manter-se-á o mesmo sistema de
pontuações de 2012 (as duas melhores corridas de qualificação, mais a da corrida
final).
Para
o Campeonato de Portugal de Crosscar e por solicitação expressa dos respectivos
pilotos, o sistema de pontuações será igual ao praticado em 2012,
No
final das três Corridas de Qualificação é feita uma classificação para
definição da grelha para a Corrida Final através da soma dessas três corridas.
Essa
classificação definirá a primeira pontuação para o Campeonato de Portugal de Crosscar.
A
segunda pontuação para o Campeonato corresponderá à classificação da Corrida
Final, podendo assim em cada prova, os concorrentes ao Campeonato de Portugal
de Crosscar obter apenas um máximo de duas pontuações para o Campeonato.
No
que se refere ao Campeonato de Portugal de Camião Racing, o sistema de
pontuações será o mesmo que se verificou em 2012.
l Não havendo em 2013 inscrições prévias nestes
Campeonatos, uma prova só será pontuável para cada uma das Categorias ou
Divisões de qualquer dos Campeonatos, se nelas participarem um mínimo de quatro
concorrentes.
l Licenças Desportivas 2013:
Para
as Divisões 1 e 2 – será
a Licença Nacional (ou superior)
Para
as Divisões 4 e 5 – será
a Licença Regional (ou superior)
Para
a Divisão 6 – será
a Licença Regional “Iniciação”
Para
o Crosscar e Camião Racing – será a
Licença Regional (ou superior)
l Números de competição
O
critério de atribuição de números será para todas as disciplinas de OffRoad,
exclusivamente a reserva do primeiro número ao Campeão do ano anterior. Sendo
os restantes números de competição atribuíveis a partir da primeira prova em
que se inscrevam.
l Cronometragem: será obrigatória em todas as
provas dos Campeonatos a utilização do programa informático da FPAK, sob a
exclusiva responsabilidade da D. Carla Pontes.
Continuará
a analisar-se a possibilidade de se vir a implementar brevemente um sistema de
filmagem das partidas, para detectar eventuais falsas partidas.
l “Troféu Ernesto Gonçalves”,
Criada
em 2012 por proposta dos Clubes Organizadores e Pilotos, uma nova competição
denominada “Troféu Ernesto Gonçalves”, a qual tinha em mente proporcionar maior
interesse para os espectadores, a constatada fraca adesão dos pilotos pelos
mais diversos motivos, levou a que a mesma não se volte a disputar em 2013.
11) Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira
No que se
refere aos Campeonatos dos Açores e da Madeira de Ralis, aguardam-se ainda as
sugestões que as respectivas estruturas de cada uma dessas Regiões Autónomas
venham a propor em relação à regulamentação a vigorar em 2013.
12) Outras disciplinas
Na mesma
reunião plenária da Direcção, foram ainda analisadas diversas propostas de
alteração à regulamentação a vigorar em 2013 para as outras disciplinas, as
quais virão a ser divulgadas oportunamente.
Lisboa, 26 de Setembro de 2012