ARQUIVO


GRANDE PRÉMIO DE PORTUGAL DE FÓRMULA 1

f1.gif (10001 bytes)

 

1º G.P. DE PORTUGAL - 1958

Stirling Moss mais forte na Boavista

A primeira corrida de Fórmula 1 disputada em Portugal, foi a nona de onze que compunham o Calendário do Campeonato do Mundo, apresentando-se à partida todas as principais equipas participantes no mesmo, na sua máxima força.

Pela Vanwall, Moss e Stuart-Lewis-Evans, pela Ferrari, o futuro Campeão do Mundo Mike Hawthorn e ainda Wolfgang Von-Trips, pela BRM, Jean Behra e Harry Schell, representando Roy Salvadory e Jack Brabham, as cores da Cooper-Climax. Pela Maserati, apenas pilotos privados, com a curiosidade de estar inscrita a primeira mulher a disputar corridas de F1, Maria Teresa de Filippis e, finalmente, alinhava ainda uma equipa quase completamente nova com a designação de Lotus, onde corria um nome bem sonante: Graham Hill.

A corrida foi completamente marcada pela luta entre Moss e Hawthorn, que trocaram de posições por diversas vezes, até o inglês ter que ir à box com problemas que deixaram momentâneamente na segunda posição o BRM de Jean Behra.

Encetando depois uma recuperação notável, Hawthorn conseguiria mesmo assim alcançar o segundo posto, à frente do seu companheiro de equipa, que «rebocou» durante algumas voltas fazendo-o ultrapassar o piloto da BRM.

Um Grande Prémio de Portugal que adoçou e de que maneira a boca dos portugueses, ávidos das emoções fortes, trazidas pela Fórmula 1.

 

FICHA DA PROVA

1º GP de Portugal - 24 de Agosto de 1958

Circuito: Boavista - Perímetro: 7500 metros - Voltas: 50 (375 Km)

Comandantes sucessivos: - 1ª volta - Moss - 2ª à 7ª volta - Hawthorn - 8ª volta até final - Moss

Grelha de Partida:

1ª LINHA - Moss (2.34.2) / Hawthorn (2.34.2) / Lewis-Evans (2.34.6)

2ª LINHA: Behra (2.34.90) / Brooks (2.35.90)

3ª LINHA: Von Trips (2.37.00) / Schell (2.37.00) / Brabham (2.37.04)

4ª LINHA: Trintignant (2.37.90) / Shelby (2.40.40)

5ª LINHA: Salvatori (2.43.90) / G.Hill (2.46.20) / Allison (2.46.20)

6ª LINHA: Bonnier (2. 46.46) / De Fillipis (3.01.90)

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1º - Stirling Moss (Vanwall) 50 voltas em 2h11m27,80s, à média de 169,028 Km/h;

2º - Mike Hawthorn (Ferrari) a 5m12,8s;

3º - Stuart Lewis-Evans (Vanwall) a 1 volta;

4º - Jean Behra (BRM) a 1 volta;

5º - Wolfgang Von-Trips (Ferrari) a 1 volta;

6º - Harry Schell (BRM) a 1 volta;

7º - Jack Brabham (Cooper-Climax) a 2 voltas;

8º - Maurice Trintignant (Cooper) a 2 voltas;

9º - Roy Salvadori (Cooper-Climax) a 4 voltas

Melhor volta: Mike Hawthorn (Ferrari) em 2m32,3s, à média de 175,003 Km/h.

 

 

Web Design, implementação e Manutenção   La Pulga Web Site