ARQUIVO


GRANDE PRÉMIO DE PORTUGAL DE FÓRMULA 1

f1.gif (10001 bytes)

 

7º G.P. DE PORTUGAL - 1987

A mais bela vitória de Alain Prost

Em 1987, Alain Prost conseguiu no Estoril a mais bela vitória da sua carreira e uma das mais difíceis obtidas pelo francês desde que militava na Fórmula 1. Foi também a concretização da esperada 28ª vitória por parte do francês, que assim passou a ser o piloto mais vitorioso da F1, ultrapassando a marca estabelecida pelo legendário Jackie Stewart. A prova é marcada pelo ascendente da Ferrari, que consegue a «pole-position», a volta mais rápida e o comando durante 67 voltas, mas depois vê Berger errar e perder uma vitória quase certa. É também marcada por um espectacular acidente logo na primeira volta, envolvendo Piquet - de regresso à pista inconscientemente após uma saída - e Nakajima, com o pânico a gerar-se quando Berger e Prost se aproximavam perigosamente do local, sem terem sido avisados de que a pista estava interrompida. Tudo acabou, felizmente, em bem...

Muitas trocas de comando, movimentações nas posições secundárias, enfim, uma corrida agradável de seguir pelos milhares de espectadores que uma vez mais estiveram presentes no Estoril, dando uma moldura humana ímpar à nossa pista permanente.

Nas posições secundárias acabaram por se colocar Piquet, Fabi, Johansson e Cheever, enquanto Andrea de Cesaris, a cumprir o seu 100º Grande Prémio, não teve a sorte pelo seu lado, acabando por abandonar a 15 voltas do fim.

 

FICHA DA PROVA

7º GP de Portugal - 20 de Setembro de 1987

Circuito: Estoril - Perímetro: 4350 metros - Voltas: 70 (304.500 Km)

Comand.sucessivos: 1ª volta - Mansell; 2ª à 33ª volta - Berger; 34ª - Alboreto; 35ª à 67ª - Berger; 68ª até final - Prost

Grelha de Partida:

1ª LINHA: Berger (1.17.620) / Mansell (1.17.951) 2ª LINHA: Prost (1.17.994) / Piquet (1.18.164)

3ª LINHA: Senna (1.18.354) / Alboreto (1.18.540) 4ª LINHA: Patrese (1.19.965) / Johansson (1.20.134)

5ª LINHA: Boutsen (1.20.305) / Fabi (1.20.483) 6ª LINHA: Cheever (1.21.207) / Warwick (1.21.397)

7ª LINHA: Cesaris (1.21.725) / Nannini (1.21.784) 8ª LINHA: Nakajima (1.22.222) / Danner (1.22.358)

9ª LINHA: Brundle (1.22.400) / Arnoux (1.23.237) 10ª LINHA: Alliot (1.23.580) / Campos (1.23.591)

11ª LINHA: Streiff (1.23.810) / Capelli (1.23.905) 12ª LINHA: Ghinzani (1.24.105) / Palmer (1.24.217)

13ª LINHA: Caffi (1.24.792) / Forini (1.26.653)

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1º- Alain Prost (McLaren MP4-3/TAG Porsche) 70 voltas em 1h37m3,906s, à média de 197,523 Km/h

2º- Gerhard Berger (Ferrari F1/87 - Ferrari T) a 20,493s

3º- Nelson Piquet (Williams FW-11B/Honda T) a 1m03,295s

4º- Teo Fabi (Benetton B-187/Ford T) a 1 volta

5º- Stefan Johansson (McLaren MP4-3/TAG Porsche) a 1 volta

6º- Eddie Cheever (Arrows A10-Megatron BMW) a 2 volta

7º- Ayrton Senna (Lotus 99T/Honda) a 2 voltas

8º- Satoru Nakajima (Lotus 99T/Honda) a 2 voltas

9º- Ivan Capelli (March 871/Ford DFZ) a 3 voltas

10º- Jonathan Palmer (Tyrrell DG-016/Ford DFZ) a 3 voltas

11º- Alessandro Nannini (Minardi M-187/Mot, Moderni) a 4 voltas

12º- Phillipe Streiff (Tyrrell DG-016/Ford DFZ) a 4 voltas

13º- Derek Warwick (Arrows A-10/Megatron BMW) a 4 voltas

14º- Thierry Boutsen (Benetton B-187/Ford) a 6 voltas

Melhor volta: A 66ª de Gerhard Berger (Ferrari F1/87-Ferrari T) em 1.19.282, à média de 200,123 Km/h

 

Web Design, implementação e Manutenção   La Pulga Web Site