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GRANDE PRÉMIO DE PORTUGAL DE FÓRMULA 1

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3º G.P. DE PORTUGAL- 1960

Brabham vence prova movimentada

No início dos anos sessenta, a Fórmula 1 está numa das fases mais interessantes da sua constante mutação, sendo nessa altura dominada pelos construtores britânicos, que se assumem como os grandes dominadores de toda a cena da Fórmula 1.

Os Cooper-Climax e os Lotus - aos quais se juntaram desde o início de 1960, os BRM - poucas hipóteses deixavam aos Ferrari, autenticos «monstros» com os seus motores montados à frente do piloto.

Brabham seria o vencedor, mas nos treinos seria batido por John Surtees - recém chegado das duas rodas - e ainda Dan Gurney, que passara nesse ano a guiar para a BRM.

Foi uma corrida muito movimentada, com Brabham a assumir o comando à partida, mas a ser depois ultrapassado por Gurney, que liderou durante as primeiras dez voltas.

Mas o motor do BRM não aguentaria o esforço e cederia depois o comando a Surtees, que entretanto estava acolitado por Phill Hill, que ultrapassara Moss, vítima de alguns problemas no seu carro.

Brabham estava muito perto de Hill e pouco depois ultrapassou-o, seguindo de perto Surtees, mas também tendo que se defender de Bruce McLaren (Cooper-Climax), Jim Clark (Lotus-Climax) e ainda Von-Trips (Ferrari).

Surtees despistou-se pouco depois no mesmo local onde saíra Phill Hill, deixando Brabham no comando até final.

A segunda participação de «Nicha» Cabral no Grande Prémio de Portugal acabou de forma ínglória. O piloto nacional, que tripulava de novo um Cooper-Maserati, estava a 17 voltas do fim da corrida no quinto lugar, mas uma transmissão partida retiraria ao piloto nacional a hipótese de ser o primeiro a pontuar num Grande Prémio de Fórmula 1.

 

FICHA DA PROVA

3º G.P. de Portugal - 14 de Agosto de 1960

Circuito: Boavista - Perímetro: 7407 metros - Voltas: 55 (407,160 Km)

Comandantes sucessivos: Da 1ª à 10ª volta - Gurney 11ª à 35ª volta - Surtees 35ª volta até final: Brabham

Grelha de partida:

1ª LINHA: Surtees (2.25.56) / Gurney (2.25.63) / Brabham (2.26.05)

2ª LINHA: Moss (2.26.19) / G.Hill (2.27.11)

3ª LINHA: McLaren (2.27.44) / Ireland (2.27.52) / Clark (2.28.36)

4ª LINHA: Von Trips (2.28.40) / P. Hill (2.28.42)

5ª LINHA: Gregory (2.29.16) / Brooks (2.32.12) / Bonnier (2.33.34)

6ª LINHA: Gendebien (2.33.73) / Cabral (2.35.85)

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1º - Jack Brabham (Cooper-Climax) 55 voltas em 2h19m00,03s, à média de 175,853 Km/h

2º - Bruce McLaren (Cooper-Climax) a 57,97s

3º - Jim Clark (Lotus-Climax) a 1m53,23s

4º - Von Trips (Ferrari) a 1m58,81s

5º - Tony Brooks (Cooper-Climax) a 6 voltas

6º - Innes Ireland (Lotus-Climax) a 7 voltas

7º - Olivier Gendebien (Cooper-Climax) a 9 voltas

Melhor volta: John Surtees (Lotus-Climax) 2m27,53s, à média de 180,713 Km/h.

 

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