ARQUIVO
GRANDE PRÉMIO DE PORTUGAL DE FÓRMULA 1 |
13º G.P. DE PORTUGAL - 1993 Alain Prost antecipou título de pilotos Alain Prost conseguiu alcançar na edição de 1993 de Grande Prémio de Portugal, o título de pilotos, isto com o campeonato ainda por terminar e depois de uma corrida completramente táctica, em que deixou a completa iniciativa aos seus adversários. Nove anos depois de ter perdido por meio ponto o mesmo título de pilotos, dessa vez para Niki Lauda - na primeira edição do GP de Portugal disputada no Estoril, Prost «vingou-se», mas na prova portuguesa não exerceu o domínio das anteriores corridas do mundial. Autor de uma partida fabulosa, Jean Alesi, bateu Senna, Hakkinen - no lugar de Michael Andretti - Prost e Schumacher, mantendo-se o Ferrari do piloto francês na frente da corrida durante 19 voltas, altura em que cedeu o comado a Prost, então já bastante acossado pelo Benetton de Schumacher. Este conseguiria finalmente passar para o comando na 30ª volta e não mais largaria essa posição, enquanto que o francês, com o título no bolso, assegurava um exelente segundo posto, à frente do Williams de Hill e do Ferrari de Alesi, que acabou por conseguir manter ainda esta posição até final, ao passo que Senna desistia com o motor do McLaren partido, para grande desilusão dos muitos apoiantes que tinha espalhados pelo Estoril. A fechar os pilotos que marcaram pontos, Karl Wendlinger e Martin Brundle, ao passo que Pedro Lamy, o representante nacional ao volante de um Lotus Ford, acabou por se despistar, após ter ultrapassado Pierluigi Martini, quando estavam decorridas 61 das 70 voltas previstas.
FICHA DA PROVA 13º GP de Portugal - 26 de Setembro de 1993 Circuito: Estoril - Perímetro: 4350 metros - Voltas: 71 (308,850 Km) Comandantes sucessivos: - 1ª à 19ª volta - Alesi; 20ª à 29ª volta - Prost; 30ª volta até final - Schumacher Grelha de Partida: 1ª LINHA: Hill (1.11.494) / Prost (1.11.683) 2ª LINHA: Hakkinen (1.12.443) / Senna (1.12.491) 3ª LINHA: Alesi (1.13.101) / Schumacher (1. 13.403) 4ª LINHA: Patrese (1.13.863) / Berger (1.13.933) 5ª LINHA: Warwick (1.14.388) / Blundell (1.14.577) 6ª LINHA: Brundle (1.14.7089) / Letho (1.14.833) 7ª LINHA: Wendlinger (1.15.016) / Herbert (1.15.183) 8ª LINHA: Barrichello (1.15.433) / Suzuki (1.15.491) 9ª LINHA: De Cesaris (1.15.904) / Lamy (1.15.920) 10ª LINHA: Martini (1.15.942) / Alliot (1.16.651) 11ª LINHA: Katayama (1.16.186) / Comas (1.16.417) 12ª LINHA: Naspetti (1.16.566) / Fittipaldi (1.16.651) 13ª LINHA: Alboreto (1.17.118) / Badoer (1.17.739) CLASSIFICAÇÃO FINAL 1º- Michael Schumacher (Benetton B-193/Ford HB V8), 71 voltas em 1h32m46,309s, à média de 199,748 Km/h 2º- Alain Prost (Williams FW-15C/Renault V10) a 0,982s 3º- Damon Hill (Williams FW-15C/Renault V10) a 8,208s 4º- Jean Alesi (Ferrari F93-A/Ferrari V12) a 1m7,605s 5º- Karl Wendlinger (Sauber C-12/Sauber V10) a 1 volta 6º- Martin Brundle (Ligier JS-39/Renault V10) a 1 volta 7º- J.J. Letho (Sauber C-12/Sauber V10) a 2 voltas 8º- Pierluigi Martini (Minardi M-193/Ford HB V8) a 2 voltas 9º- Christian Fittipaldi (Minardi M-193/Ford HB V8) a 2 voltas 10º- Phillipe Alliot (Larrousse LH-93/Lamborghini V12) a 2 voltas 11º- Erik Comas (Larrousse LH-93/Lamborghini V12) a 3 voltas 12º- Andrea de Cesaris (Tyrrell 021/Yamaha V10) a 3 voltas 13º- Rubens Barrichello (Jordan 193/Ford HB V8) a 3 voltas 14º- Luca Badoer (BMS Lola T-93/Lamborghini V12) a 3 voltas 15º- Derek Warwick (Footwork FA-14/Mugen Honda) a 8 voltas 16º- Ricardo Patrese (Benetton B-193B/Ford HB V8) a 8 voltas Melhor volta: A 68ª de Damon Hill (Williams FW-15C/Renault V10) em 1.14.859, à média de 209,193 Km/h
|
|