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GRANDE PRÉMIO DE PORTUGAL DE FÓRMULA 1

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13º G.P. DE PORTUGAL - 1993

Alain Prost antecipou título de pilotos

Alain Prost conseguiu alcançar na edição de 1993 de Grande Prémio de Portugal, o título de pilotos, isto com o campeonato ainda por terminar e depois de uma corrida completramente táctica, em que deixou a completa iniciativa aos seus adversários. Nove anos depois de ter perdido por meio ponto o mesmo título de pilotos, dessa vez para Niki Lauda - na primeira edição do GP de Portugal disputada no Estoril, Prost «vingou-se», mas na prova portuguesa não exerceu o domínio das anteriores corridas do mundial.

Autor de uma partida fabulosa, Jean Alesi, bateu Senna, Hakkinen - no lugar de Michael Andretti - Prost e Schumacher, mantendo-se o Ferrari do piloto francês na frente da corrida durante 19 voltas, altura em que cedeu o comado a Prost, então já bastante acossado pelo Benetton de Schumacher. Este conseguiria finalmente passar para o comando na 30ª volta e não mais largaria essa posição, enquanto que o francês, com o título no bolso, assegurava um exelente segundo posto, à frente do Williams de Hill e do Ferrari de Alesi, que acabou por conseguir manter ainda esta posição até final, ao passo que Senna desistia com o motor do McLaren partido, para grande desilusão dos muitos apoiantes que tinha espalhados pelo Estoril.

A fechar os pilotos que marcaram pontos, Karl Wendlinger e Martin Brundle, ao passo que Pedro Lamy, o representante nacional ao volante de um Lotus Ford, acabou por se despistar, após ter ultrapassado Pierluigi Martini, quando estavam decorridas 61 das 70 voltas previstas.

 

FICHA DA PROVA

13º GP de Portugal - 26 de Setembro de 1993

Circuito: Estoril - Perímetro: 4350 metros - Voltas: 71 (308,850 Km)

Comandantes sucessivos: - 1ª à 19ª volta - Alesi; 20ª à 29ª volta - Prost; 30ª volta até final - Schumacher

Grelha de Partida:

1ª LINHA: Hill (1.11.494) / Prost (1.11.683) 2ª LINHA: Hakkinen (1.12.443) / Senna (1.12.491)

3ª LINHA: Alesi (1.13.101) / Schumacher (1. 13.403) 4ª LINHA: Patrese (1.13.863) / Berger (1.13.933)

5ª LINHA: Warwick (1.14.388) / Blundell (1.14.577) 6ª LINHA: Brundle (1.14.7089) / Letho (1.14.833)

7ª LINHA: Wendlinger (1.15.016) / Herbert (1.15.183) 8ª LINHA: Barrichello (1.15.433) / Suzuki (1.15.491)

9ª LINHA: De Cesaris (1.15.904) / Lamy (1.15.920) 10ª LINHA: Martini (1.15.942) / Alliot (1.16.651)

11ª LINHA: Katayama (1.16.186) / Comas (1.16.417) 12ª LINHA: Naspetti (1.16.566) / Fittipaldi (1.16.651)

13ª LINHA: Alboreto (1.17.118) / Badoer (1.17.739)

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1º- Michael Schumacher (Benetton B-193/Ford HB V8), 71 voltas em 1h32m46,309s, à média de 199,748 Km/h

2º- Alain Prost (Williams FW-15C/Renault V10) a 0,982s

3º- Damon Hill (Williams FW-15C/Renault V10) a 8,208s

4º- Jean Alesi (Ferrari F93-A/Ferrari V12) a 1m7,605s

5º- Karl Wendlinger (Sauber C-12/Sauber V10) a 1 volta

6º- Martin Brundle (Ligier JS-39/Renault V10) a 1 volta

7º- J.J. Letho (Sauber C-12/Sauber V10) a 2 voltas

8º- Pierluigi Martini (Minardi M-193/Ford HB V8) a 2 voltas

9º- Christian Fittipaldi (Minardi M-193/Ford HB V8) a 2 voltas

10º- Phillipe Alliot (Larrousse LH-93/Lamborghini V12) a 2 voltas

11º- Erik Comas (Larrousse LH-93/Lamborghini V12) a 3 voltas

12º- Andrea de Cesaris (Tyrrell 021/Yamaha V10) a 3 voltas

13º- Rubens Barrichello (Jordan 193/Ford HB V8) a 3 voltas

14º- Luca Badoer (BMS Lola T-93/Lamborghini V12) a 3 voltas

15º- Derek Warwick (Footwork FA-14/Mugen Honda) a 8 voltas

16º- Ricardo Patrese (Benetton B-193B/Ford HB V8) a 8 voltas

Melhor volta: A 68ª de Damon Hill (Williams FW-15C/Renault V10) em 1.14.859, à média de 209,193 Km/h

 

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