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GRANDE PRÉMIO DE PORTUGAL DE FÓRMULA 1 |
14º G.P. DE PORTUGAL - 1994 Dobradinha da Williams ... sem Schumacher A ausencia de Michael Schumacher, castigado pela FIA, devido a um alegado comportamento menos desportivo numa das provas anteriores, como que motivou de forma inesperada os pilotos da Williams e também a Ferrari. Esta última renasceu das cinzas através de um super-competitivo Berger, que alcançou a «pole-position», mas, na corrida, os carros do Cavallino Rampante não conseguiram aguentar a prova toda, ao passo que os Williams venceram em «dobradinha». Esta dupla dos pilotos da Williams foi verdadeiramente histórica: desde 1969 que não acontecia a pilotos britânicos, assegurarem os dois lugares mais altos do pódio. Nessa altura, em Mónaco, foi Graham Hill, a colocar-se à frente de Piers Courage. Estreou-se na pista do Estoril a «aberrante» variante do circuito das motos, uma curva sem interesse para a Fórmula 1, mas que pilotos como Gerhard Berger decidiram introduzir a favor da segurança. Apesar de se tratar de um local sem o mínimo interesse, a verdade é que a corrida não seria afectada por esta presença estranha, e muitos foram os pilotos, que se salientaram na disputa das melhores posições na corrida. Um deles foi Barrichello, que chegou a ser terceiro, antes de aproveitar os reabastecimentos e comandar o Grande Prémio de Portugal por três voltas. Depois teve que ter cuidado com Verstappen, mas acabou por chegar em quarto, atrás de Hakkinen, o que foi, sem dúvida, uma excelente perfomance para o brasileiro.
FICHA DA PROVA 14º GP de Portugal - 25 de Setembro de 1994 Circuito: Estoril - Perímetro: 4360 metros - Voltas: 71 (309,560 Km) Comandantes sucessivos: 1ª à 7ª volta - Berger; 8ª à 17ª volta - Hill; 19ª à 22ª volta - Barrichello; 23ª à 25ª volta - Coulthard; 28ª até final - Hill Grelha de partida 1ª LINHA: Berger (1.20.608) / Hill (1.20.766) 2ª LINHA: Coulthard (1.21.023) / Hakkinen (1.21.25) 3ª LINHA: Alesi (1.21.517) / Katayama (1.21.590) 4ª LINHA: Brundle (1.21.656) / Barrichello (1.21.796) 5ª LINHA: Frentzen (1.21.921) / Verstappen (1.22.000) 6ª LINHA: Fittipaldi (1.22.294) / Blundell (1.22.288) 7ª LINHA: Irvine (1.22.294) / Letho (1.22.369) 8ª LINHA: Panis (1.22.294) / Morbidelli (1.22.756) 9ª LINHA: Cesaris (1.22.885) / Martini (1.23.243) 10ª LINHA: Alboreto (1.23.364 / Herbert (1.23.408) 11ª LINHA: Bernard (1.23.699) / Comas (1.24.192) 12ª LINHA: Dalmas (1.24.438) / Brabham (1.24.514) 13ª LINHA: Adams (1.25.313) / Gounon (1.25.649) CLASSIFICAÇÃO FINAL 1º- Damon Hill (Williams FW-16B/Renault V10) 71 voltas em 1h41m10,165s, à média de 183,589 Km/h 2º- David Coulthard (Williams FW-16B/Renault V10) a 0,603 s 3º- Mikka Hakkinen (Mclaren MP4-9/Peugeot V10) a 20,193s 4º- Rubens Barrichello (Jordan 194/Hart V10) a 28,003s 5º- Jos Verstappen (Benetton B194/Ford Zetec-RV8) a 29,385s 6º- Martin Brundle (McLaren MP4-9/Peugeot V10) a 52,702s 7º- Eddie Irvine (Jordan 194/Hart V10) a 1 volta 8º- Christian Fittipaldi (Footwork FA15-Ford HB-V8) a 1 volta 9º- Gianni Morbidelli (Footwork FA15-Ford HB-V8) a 1 volta 10º- Eric Bernard (Ligier JS39B/Renault V10) a 1 volta 11º- Jonhny Herbert (Lotus 109/Mugen Honda V10) a 1 volta 12º- Pierluigi Martini (Minardi M194/Ford HB-V8) 2 voltas 13º- Michele Alboreto (Minardi M194/Ford HB-V8) a 2 voltas 14º- Yannick Dalmas (Larrousse LH94-Ford HB V8) a 2 voltas 15º- Jean Marc Gounon (Simtek S-941/Ford HB-V8) a 4 voltas 16º- Phillipe Adams (Lotus 109/Mugen Honda V10) a 4 voltas Melhor volta: A 19ª de David Coulthard (Williams FW 16B/Renault V10) em 1.22.446, à média de 190,379 Km/h
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