ARQUIVO


GRANDE PRÉMIO DE PORTUGAL DE FÓRMULA 1

f1.gif (10001 bytes)

 

15º G.P. DE PORTUGAL - 1995

A primeira vitória de Coulthard

Depois de ter conseguido a pole-position no Grande Prémio de Itália, David Coulthard confirmou no Estoril o seu grande momento de forma, já que conseguiu ser de novo o mais rápido nos treinos, efectuando depois uma corrida estratégica, que o conduziria à primeira (e até agora única) vitória da sua carreira.

Apenas durante cinco voltas, Coulthard não estaria no comando. Por alturas do segundo reabastecimento, cederia essa posição a Damon Hill, mas logo a seguir voltava a liderar até à bandeirada final.

O Grande Prémio de Portugal de 1995, foi uma corrida bastante movimentada. Logo na partida, Ukyo Katayama levantou voo junto da bancada central, tendo-se o Tyrrell imobilizado um pouco antes da saída das boxes, de rodas para o ar. A corrida seria de imediato interrompida, para que o piloto fosse assistido, e felizmente, verificar-se-ia que o Japonês apenas tinha apanhado um valente susto.

Efémera foi a participação de Pedro Lamy, aos comandos do seu Minardi Ford. O piloto português apenas cumpriu sete voltas, vindo a abandonar com problemas de transmissão, à semelhança do que lhe acontecera anteriormente.

A prova seria totalmente dominada pelos pilotos da Williams, mas um erro de estratégia por parte de Hill - escolha de pneus - permitiria a Schumacher colocar-se no segundo lugar do pódio, seguido de Hill e dos dois Ferrari de Berger e Alesi. Autor de uma prova estupenda, Heinz-Harald Frentzen fecharia o «top-six», depois de se ter desembaraçado de Brundle e Herbert.

 

FICHA DA PROVA

15º GP de Portugal - 24 de Setembro de 1995

Circuito: Estoril - Perímetro: 4360 metros - Voltas: 71 (309,545 Km)

Comandantes sucessivos: Da 1ª à 38ª Volta - Coulthard; Da 39ª à 43ª Volta - Hil; Da 44ª até final - Coulthard

Grelha de Partida:

1ª LINHA: Coulthard (1.24.462) / Hill (1.25.699) 2ª LINHA: Schumacher (1.25.026) / Berger (1.25.353)

3ª LINHA: Frentzen (1.26.541) / Herbert (1.26.433) 4ª LINHA: Alesi (1.25.707) / Barrichello (1.25.919)

5ª LINHA: Brundle (1.27.067) / Irvine (1.27.271) 6ª LINHA: Panis (1.27.384) / Blundell (1.26.472)

7ª LINHA: Hakkinen (1.25.920) / Bouillon (1.28.287) 8ª LINHA: Salo (1.29.920) / Katayama (1.29.287)

9ª LINHA: Lamy (1.29.936) / Badoer (1.29.559) 10ª LINHA: Inoue (1.30.515) / Papis (1.28.102)

11ª LINHA: Montermini (1.30.721) / Diniz (1.32.102) 12ª LINHA: Moreno (1.30.834) / Deletraz (1.32.470)

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1º- David Coulthard (Williams FW 17/Renault V10) 71 voltas em 1h41m52,145s, à média de 182,319 Km/h

2º- Michael Schumacher (Benetton B 195/Renault V10) a 7,248s

3º- Damon Hll (Williams FW 17/Renault V10) a 22,121s

4º- Gerhard Berger (Ferrari 412-T2/Ferrari V12) a 28,223s

5º- Jean Alesi (Ferrari 412-T2/Ferrari V12) a 1 volta

6º- Hanz-Harald Frentzen (Sauber C-14/Ford Zetec RV8) a 1 volta

7º- Johnny Herbert (Benetton B 195/Renault V10) a 1 volta

8º- Martin Brundle (Ligier JS-41/Mugen Honda V10) a 1 volta

9º- Mark Blundell (McLaren MP4-10B/Mercedes V10) a 1 volta

10º- Eddie Irvine (Jordan 195/Peugeot V10) a 1 volta

11º- Rubens Barrichello (Jordan 195/Peugeot V10) a 1 volta

12º- Jean Claude Boullion (Sauber C-14/Ford Zetec R V8) a 2 voltas

13º- Mika Salo (Tyrrell 023/Yamaha V10) a 2 voltas

14º- Luca Badoer (Minardi M- 195/Ford EDV8) a 3 voltas

15º- Taki Inoue (Arrows-Footwork FA-16/Hart V8) a 3 voltas

16º- Pedro Diniz (Forti FG-01/Ford ED V8) a 5 voltas

17º- Roberto Moreno (Forti FG-01/Ford ED V8) a 7 voltas

Melhor volta: A 38ª de David Coulthard (Williams FW17/Renault V10) em 1.23.220, à média de 188,608 Km/h.

 

Web Design, implementação e Manutenção   La Pulga Web Site