ARQUIVO


GRANDE PRÉMIO DE PORTUGAL DE FÓRMULA 1

f1.gif (10001 bytes)

 

2º G.P. DE PORTUGAL- 1959

Monsanto rendeu-se a Moss

Depois da retirada da Vanwall das competições, Stirling Moss recorreu aos serviços de uma equipa privada, que utilizava os competitivos Cooper-Climax, liderada por Rob Walker, para vencer categoricamente no circuito de Monsanto, palco da segunda edição do Grande Prémio de Portugal.

O circuito de Monsanto utilizava as estradas circundantes do parque com o mesmo nome, depois aproveitadas parcialmente para o circuito de Montes Claros e ainda a faixa ascendente da Auto Estrada para o Estádio Nacional.

Estreou-se nesta prova Mário Araújo Cabral, ao volante de um Cooper Maserati da equipa italiana Centro-Sud, regressando também os Lotus, que por pouco não alinhavam na prova portuguesa, já que foi com algum atraso que chegaram ao nosso país.

Desde os treinos que Moss dominou os acontecimentos, batendo Jack Brabham por quase dois segundos, mas logo no arranque as coisas não correram bem para o britânico, sendo batido por Brabham e Gregory (Cooper-Climax), para depois recuperar bem e ser já o primeiro no final da primeira volta.

Brabham tinha perdido algum tempo ao efectuar uma manobra de recurso para evitar uma criança que atravessou a pista e a sua má sorte terminaria com a tentativa de ultrapassagem a «Nicha» Cabral, já que ambos se desentenderam, o que fez com que o australiano se despistasse.

Moss ficou isolado na frente, com Gregory em segundo a 1 volta e Gurney a ocupar a terceira posição, ao volante de um Ferrari.

Na sua prova de estreia, «Nicha» Cabral foi décimo e último, a seis voltas do vencedor.

 

 

FICHA DA PROVA

2ª G.P. de Portugal - 23 de Agosto de 1959

Circuito: Monsanto - Perímetro: 5425 metros - Voltas: 62 (336,350 Km)

Comandantes sucessivos: Moss, da primeira à última volta.

Grelha de partida:

1ª LINHA: Moss (2.02.09) / Brabham (2.04.09) / Gregory (2.06.30)

2ª LINHA: Trintignant (2.07.04) / Bonnier (2.07.09)

3ª LINHA: Gurney (2.08.00) / P.Hill (2.08.00) / McLaren (2.08.20)

4ª LINHA: Schell (2.09.10) / Brooks (2.11.00)

5ª LINHA: Flockhart (2.11.00) / Salvadori (2.13.30) / Shelby (2.13.60)

6ª LINHA: Cabral (2.15.30) / G. Hill (2.15.60)

7ª LINHA: Ireland (1.18.50)

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1º - Stirling Moss (Cooper-Climax) 62 voltas, em 2h11m55,4s, à média de 153,398 Km/h

2º - Masten Gregory (Cooper-Climax) a 1 volta

3º - Dan Gurney (Ferrari) a 1 volta

4º - Maurice Trintignant (Cooper-Climax) a 2 voltas

5º - Harry Schell (BRM) a 3 voltas

6º - Roy Salvadori (Aston Martin) a 3 voltas

7º - Ron Flockhart (BRM) a 3 voltas

8º - Carroll Shelby (Aston Martin) a 4 voltas

9º - Tony Brooks (Ferrari) a 5 voltas

10º - Mário Araújo Cabral (Cooper Maserati) a 6 voltas

Melhor volta: Stirling Moss (Cooper-Climax) 2m05,07s, à média de 156,584 Km/h.

 

Web Design, implementação e Manutenção   La Pulga Web Site