ARQUIVO
GRANDE PRÉMIO DE PORTUGAL DE FÓRMULA 1 |
16º G.P. DE PORTUGAL - 1996 JACQUES VILLENEUVE IMPERIAL!
A ullima edição do Grande Prémio de Portugal de F1 fez os espectadores reconciliarem-se com a F1, depois de uma prova onde o suspense e a amoção foram uma constante ao longo de toda a prova. Jacques Villeneuve fez o que se esperava dele: venceu, na frente de Damon Hill mantendo acesa a esperança de poder conquistar o título mundial. Mas fez mais, demonstrando o que, ao longo da época, poucas vezes tinha feito. Na "parabólica" à 16ª volta, efectuou uma ultrapassagem de raça e de sonho e logo a Michael Schumacher. Este que se preparava para ultrapassar um Minardi à saida da "parabólica", tinha Villeneuve atrás de si e abrandou ligeiramente para poder entrar mais rapidamente na recta da meta evitando a ultrapassagem de Villeneuve. Contudo, o canadiano, com a sua experiencia das "ovais" americanas onde por vezes se tem que andar pelas "zonas sujas" da pista, atacou por fora e consumou uma fabulosa ultrapassagem a um atónito Schumacher que nem queria acreditar no que lhe estava a acontecer. Depois, tudo se decidiu nos reabastecimentos três que tanto Villeneuve como Hill efectuaram. Após o primeiro reabastecimento Hill perdeu 8 dos 20 segundos que anteriormente detinha sobre o seu colega de equipa. Na altura do segundo reabastecimento Hill voltou a perder mais 3 segundos antes de o efectuar e mais 4 segundos após retornar à pista. Até ao ultimo reabastecimento os dois pilotos da Williams iriam rolar colados com Hill no comando. Hill foi o primeiro a parar para o ultimo reabastecimento e nessa altura Villeneuve efectuou uma volta-canhão, o que lhe valeu, após a sua ultima paragem para reabastecimento, sair mesmo à frente do inglês, dominando até final e conquistando a sua 4ª vitória no Mundial. Os Ferrari nunca se adaptaram à pista e Schumacher não conseguiu ir além do 3º lugar. Alesi, após um belo arranque andou muito tempo em segundo, mas a cartografia do Benetton não era perfeita e não conseguiu melhor que o 4º lugar final. Irvine e Berger discutiram acesamente o 5º lugar e chegaram mesmo a tocar-se na ultima volta dentro da nova "variante" podendo contudo prosseguir. Pedro Lamy não foi feliz. Falhou o arranque e só conseguiu voltar à pista quando os lideres da corrida concluiam já a segunda volta de corrida. Daí não ter podido ir mais além do que o 16º lugar.
FICHA DA PROVA 16º GP de Portugal - 22 de Setembro de 1996
Circuito: Estoril - Perímetro: 4360 metros - Voltas: 70 (305,200 Km)
Grelha de Partida: 1ª LINHA: Damon Hill (Williams) 1:20,330 Jacques Villeneuve (Williams) 1:20,339 2ª LINHA: Jean Alesi (Benetton) 1:21,088 Michael Schumacher (Ferrari) 1:21,236 3ª LINHA: Gerhard Berger (Benetton) 1:21,293 Eddie Irvine (Ferrari) 1:21,362 4ª LINHA: Mika Hakkinen (McLaren) 1:21,640 David Coulthard (McLaren) 1;22,000 5ª LINHA: Rubens Barichello (Jordan) 1:22,205 Martin Brundle (Jordan) 1:22,324 6ª LINHA: H-Harald Frentzen (Sauber) 1:22,325 Johnny Herbert (Sauber) 1:22,655 7ª LINHA: Mika Salo (Tyrrell) 1:22,765 Ukio Katayama (Tyrrell) 1:23,013 8ª LINHA: Olivier Panis (Ligier) 1:23,055 Jos Verstappen (Footwork) 1:23,531 9ª LINHA: Ricardo Rosset (Footwork) 1:24, 230 Pedro Diniz (Ligier) 1:24,293 10ª LINHA: Pedro Lamy (Minardi) 1:24,510 Giovani Lavaggi (Minardi) 1:25,612
CLASSIFICAÇÃO FINAL 1º- Jacques Villeneuve (Williams FW 18/Renault V10) 70 voltas em 1h40m22,915s, à média de 182,423 Km/h
2º- Damon Hll (Williams FW 18/Renault V10) a 19,966 s 3º- Michael Schumacher (Ferrari 310 V10) a 53,765 s 4º- Jean Alesi (Benetton B196/Renault V10) a 55,109 s 5º- Eddie Irvine (Ferrari 310 V10) a 1m23,389 s 6º- Gerhard Berger (Benetton B196/Renault V10) a 1m33,141 s 7º- Heinz-Harald Frentzen (Sauber / Ford V10) a 1 volta 8º- Johnny Herbert (Sauber / Ford V10) a 1 volta 9º- Martin Brundle (Jordan / Peugeot V10) a 1 volta 10º- Olivier Panis (Ligier / Mugen Honda V10) a 1 volta 11º- Mika Salo (Tyrrell / Yamaha V10) a 1 volta 12º- Ukio Katayama (Tyrrell / Yamaha V10) a 2 voltas 13º- David Coulthard (McLaren / Mercedes) a 2 voltas 14º- Ricardo Rosset (Footwork / Hart) a 3 voltas 15º- Giovani Lavaggi (Minardi / Ford) a 5 voltas 16º- Pedro Lamy (Minardi / Ford ) a 5 voltas
Melhor volta: A 37ª de Jacques Villeneuve (Williams / Renault) em 1.22.873, à média de 189,398 Km/h.
|
|