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GRANDE PRÉMIO DE PORTUGAL DE FÓRMULA 1

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9º G.P. DE PORTUGAL - 1989

Vitória da Ferrari em corrida atribulada

O Grande Prémio de Portugal de 1989, foi marcado negativamente por um incidente espectacular entre Mansell e Senna, e positivamente, pela vitória do Ferrari de Berger, para gáudio dos muitos «tiffosi» que a marca italiana tem no nosso país.

A prova de 1989 teve muitos outros motivos de interesse: Estreou-se o novo Willams FW13, Pierluigi Martini fez a corrida da sua vida e Stefan Johansson conseguiu para a Onyx, um terceiro posto completamente "caído do céu", que seria muito festejado na sua box.

Mas, o «caso» do Grande Prémio de Portugal, foi a desobediência de Mansell a uma ordem de paragem dada pelos organizadores, que seria depois concluido com um «chega para lá» do britânico ao brasileiro no final da recta da meta. Um incidente infeliz, que colocou fora de prova Ayrton, afastando-o bastante da luta pelo título de pilotos, ao mesmo tempo que fazia disparar por parte da FIA, as carregadíssimas baterias de multas, que abrangeram vários concorrentes. No final, a consagração de Berger ficou ainda mais ensombrada, pelo facto de Balestre se ter resusado a entregar o Troféu de construtores à Ferrari. Uma atitude menos elegante do velho presidente, que mesmo assim, não evitou a grande ovação a Berger e à equipa do Cavallino Rampante, dominadora de mais uma edição bem disputada do Grande Prémio de Portugal.

 

FICHA DA PROVA

9º GP de Portugal - 24 de Setembro de 1989

Circuito - Estoril - Perímetro: 4350 metros - Voltas: 71 (308,850 Km)

Comandantes sucessivos: 1ª à 23ª volta - Berger - 24ª à 39ª volta - Mansell - 40ª volta - Martini - 41ª até final - Berger

Grelha de Partida:

1ª LINHA - Senna (1.15.468) / Berger (1.16.059) 2ª LINHA - Mansell (1.16.193) / Prost (1.16.204)

3ª LINHA - Martini (1.16.938) / Patrese (1.17.281) 4ª LINHA - Caffi (1.17.661) / Boutsen (1.17.801)

5ª LINHA - Sala (1.17.661) / Brundle (1.17.874) 6ª LINHA - Modena (1.18.093) / Johansson (1.18.105)

7ª LINHA - Nannini (1.18.115) / Gugelmin (1.18.124) 8ª LINHA - Moreno (1.18.196) / Pirro (1.18.328)

9ª LINHA - Alliot (1.18.386) / Palmer (1.18.404) 10ª LINHA - Cesaris (1.18.442) / Piquet (1.18.482)

11ª LINHA - Alboreto (1.18.563) / Warwick (1.18.711) 12ª LINHA - Arnoux (1.18.767) / Capelli (1.18.785)

13ª LINHA - Nakajima (1.19.264) / Cheever (1.19.267)

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1º - Gerhard Berger (Ferrari F1-69/Ferrari V12), 71 voltas em 1h36m48,546s, à média de 191,418 Km/h

2ª - Alain Prost (McLaren MP4-Honda) a 32,637s

3º - Stefan Johansson (Onyx OR-1/Ford DFR Hart) a 55,325s

4º - Alessandro Nannini (Benetton B-189/Ford) a 1m22,368s

5º - Pierluigi Martini (Minardi M-189/Ford DFR-Mader) a 1 volta

6º - Jonathan Palmer (Tyrrell 018/Ford DFR Hart) a 1 volta

7º - Satoru Nakajima (Lotus 101/Judd) a 1 volta

8º - Martin Brundle (Brabham BT-58/Judd CV) a 1 volta

9º - Phillipe Alliot (Lola LC-89/Lamborghini) a 1volta

10º - Maurício Gugelmin (March CG-891/Judd EV) a 2 voltas

11º - Michele Alboreto (Lola LC-89/Lamborghini) a 2 voltas

12º - Luiz Perez-Sala (Minardi M-189/Ford DFR Mader) a 2 voltas

13º - René Arnoux (Ligier JS 23/Ford DFR Peck) a 2 voltas

14º - Stefano Modena (Brabham BT-58/Judd CV) a 2 voltas

Melhor volta: A 49ª de Gerhard Berger (Ferrari F1-69/Ferrari V12) em 1m18,986 Km/h, à média de 197,523 Km/h

 

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