ARQUIVO


GRANDE PRÉMIO DE PORTUGAL DE FÓRMULA 1

f1.gif (10001 bytes)

 

4º G.P. DE PORTUGAL - 1984

Para Prost a vitória, para Lauda a glória

A Fórmula 1 regressou a Portugal em 1984, tendo os organizadores desta «rentrée» aproveitado o facto de não se ter realizado o GP da Austria, para impor o «nosso» Grande Prémio, ainda que poucas semanas tivessem para o preparar.

Foi necessário todo um conjunto de boas vontades, para que tudo estivesse pronto a tempo, tendo-se encontrado soluções de recurso para adaptar a ultrapassada estrutura do Autódromo do Estoril, à realidade da Fórmula 1.

Como que para premiar todo este esforço, a decisão do Campeonato do Mundo de Pilotos passava pela corrida do Estoril, com Prost e Lauda em luta até à prova final, tendo o austríaco apenas três pontos e meio de vantagem sobre o francês.

Para Prost só a vitória interessava e esta ainda assim só serviria, se Lauda não chegasse ao segundo lugar, pois neste caso o austríaco ganharia por meio ponto o Mundial de Fórmula 1 mais interessante de sempre. Prost fez o seu melhor: Ganhou a corrida, que seria inicialmente dominada por Rosberg e Mansell, para depois Prost se apoderar do primeiro lugar, não sem antes ter recebido forte oposição do britânico, que serviu de «tampão» a Lauda até quase à bandeirada de chegada, vindo a perder o segundo posto, quando os travões do Lotus falharam.

 

FICHA DA PROVA

4º GP de Portugal - 21 de Outubro de 1984

Circuito - Estoril - Perímetro: 4350 metros - Voltas : 70 (304,500 Km) -

Comandantes sucessivos: 1ª à 9ª volta - Keke Rosberg - 10º volta até final - Alain Prost

Grelha de Partida:

1ª LINHA: Prost (1.21.774) / Piquet (1.21.703) 2ª LINHA: Rosberg (1.22.049) / Senna (1.21.936)

3ª LINHA: Mansell (1.22.319) / Angelis (1.22.291) 4ª LINHA: Alboreto (1.22.686) / Tambay (1.22.583)

5ª LINHA: Johansson (1.22.942) / Warwick (1.22.801) 6ª LINHA: Patrese (1.24.048) / Lauda (1.23.183)

7ª LINHA: Cheever (1.24.235) / Streiff (1.24.089) 8ª LINHA: Surer (1.24.688) / Laffite (1.24.437)

9ª LINHA: Boutsen (1.25.115) / Arnoux (1.24.848) 10ª LINHA: Cesaris (1.26.082) / Winkelhock (1.25.289)

11ª LINHA: Ghinzani (1.26.840) / Hesnault (1.26.701) 12ª LINHA: Gartner (1.28.229) / Berger (1.28.101)

13ª LINHA: Palmer (1.29.397) / Baldi (1.29.001) 14ª LINHA: Alliot (1.30.406)

CLASSIFICAÇÂO FINAL

1º- Alain Prost (McLaren MP4-2/TAG Turbo) 70 voltas em 1h41m11,753s, à média de 180,540 Kmh

2º- Niki Lauda (McLaren MP4-2/TAG Turbo, a 13,425s

3º- Ayrton Senna (Toleman TG-184/Hart Turbo) a 20,042s

4º- Michele Alboreto (Ferrari 126-C4/M2 Turbo) a 20,317s

5º- Elio de Angelis (Lotus 95T/Renault Turbo) a 1m32,169s

6º- Nelson Piquet (Brabham BT-53/BMW Turbo) a 1 volta

7º- Patrick Tambay (Renault RE 50 Turbo) a 1 volta

8º- Ricardo Patrese (Alfa Romeo 184 Turbo) a 1 volta

9º- René Arnoux (Ferrari 126-C4/M2 Turbo) a 1 volta

10º- Manfred Winkelhock (Brabham BT-53/BMW Turbo) a 1 volta

11º- Stefan Johansson (Toleman TG-184/Hart Turbo) a 1 volta

12º- Andrea de Cesaris (Ligier JS-23B/Renault Turbo) a 1 volta

13º- Gerhard Berger (ATS D-O7/BMW Turbo) a 2 voltas

14º- Jacques Laffite (Williams FW-09-B/Honda Turbo) a 3 voltas

15º- Mauro Baldi (Spirit 101-B/Hart Turbo) a 4 voltas

16º- Jo Gartner (Osella FA-1F/Alfa Romeo Turbo) a 5 voltas

17º- Eddie Cheever (Alfa Romeo 184 Turbo) a 6 voltas

Melhor Volta - A 51ª de Niki Lauda (McLaren MP4-2/TAG Turbo) em 1m22,996s, à média de 188,683 Km/h

 

Web Design, implementação e Manutenção   La Pulga Web Site