ARQUIVO
GRANDE PRÉMIO DE PORTUGAL DE FÓRMULA 1 |
4º G.P. DE PORTUGAL - 1984 Para Prost a vitória, para Lauda a glória A Fórmula 1 regressou a Portugal em 1984, tendo os organizadores desta «rentrée» aproveitado o facto de não se ter realizado o GP da Austria, para impor o «nosso» Grande Prémio, ainda que poucas semanas tivessem para o preparar. Foi necessário todo um conjunto de boas vontades, para que tudo estivesse pronto a tempo, tendo-se encontrado soluções de recurso para adaptar a ultrapassada estrutura do Autódromo do Estoril, à realidade da Fórmula 1. Como que para premiar todo este esforço, a decisão do Campeonato do Mundo de Pilotos passava pela corrida do Estoril, com Prost e Lauda em luta até à prova final, tendo o austríaco apenas três pontos e meio de vantagem sobre o francês. Para Prost só a vitória interessava e esta ainda assim só serviria, se Lauda não chegasse ao segundo lugar, pois neste caso o austríaco ganharia por meio ponto o Mundial de Fórmula 1 mais interessante de sempre. Prost fez o seu melhor: Ganhou a corrida, que seria inicialmente dominada por Rosberg e Mansell, para depois Prost se apoderar do primeiro lugar, não sem antes ter recebido forte oposição do britânico, que serviu de «tampão» a Lauda até quase à bandeirada de chegada, vindo a perder o segundo posto, quando os travões do Lotus falharam.
FICHA DA PROVA 4º GP de Portugal - 21 de Outubro de 1984 Circuito - Estoril - Perímetro: 4350 metros - Voltas : 70 (304,500 Km) - Comandantes sucessivos: 1ª à 9ª volta - Keke Rosberg - 10º volta até final - Alain Prost Grelha de Partida: 1ª LINHA: Prost (1.21.774) / Piquet (1.21.703) 2ª LINHA: Rosberg (1.22.049) / Senna (1.21.936) 3ª LINHA: Mansell (1.22.319) / Angelis (1.22.291) 4ª LINHA: Alboreto (1.22.686) / Tambay (1.22.583) 5ª LINHA: Johansson (1.22.942) / Warwick (1.22.801) 6ª LINHA: Patrese (1.24.048) / Lauda (1.23.183) 7ª LINHA: Cheever (1.24.235) / Streiff (1.24.089) 8ª LINHA: Surer (1.24.688) / Laffite (1.24.437) 9ª LINHA: Boutsen (1.25.115) / Arnoux (1.24.848) 10ª LINHA: Cesaris (1.26.082) / Winkelhock (1.25.289) 11ª LINHA: Ghinzani (1.26.840) / Hesnault (1.26.701) 12ª LINHA: Gartner (1.28.229) / Berger (1.28.101) 13ª LINHA: Palmer (1.29.397) / Baldi (1.29.001) 14ª LINHA: Alliot (1.30.406) CLASSIFICAÇÂO FINAL 1º- Alain Prost (McLaren MP4-2/TAG Turbo) 70 voltas em 1h41m11,753s, à média de 180,540 Kmh 2º- Niki Lauda (McLaren MP4-2/TAG Turbo, a 13,425s 3º- Ayrton Senna (Toleman TG-184/Hart Turbo) a 20,042s 4º- Michele Alboreto (Ferrari 126-C4/M2 Turbo) a 20,317s 5º- Elio de Angelis (Lotus 95T/Renault Turbo) a 1m32,169s 6º- Nelson Piquet (Brabham BT-53/BMW Turbo) a 1 volta 7º- Patrick Tambay (Renault RE 50 Turbo) a 1 volta 8º- Ricardo Patrese (Alfa Romeo 184 Turbo) a 1 volta 9º- René Arnoux (Ferrari 126-C4/M2 Turbo) a 1 volta 10º- Manfred Winkelhock (Brabham BT-53/BMW Turbo) a 1 volta 11º- Stefan Johansson (Toleman TG-184/Hart Turbo) a 1 volta 12º- Andrea de Cesaris (Ligier JS-23B/Renault Turbo) a 1 volta 13º- Gerhard Berger (ATS D-O7/BMW Turbo) a 2 voltas 14º- Jacques Laffite (Williams FW-09-B/Honda Turbo) a 3 voltas 15º- Mauro Baldi (Spirit 101-B/Hart Turbo) a 4 voltas 16º- Jo Gartner (Osella FA-1F/Alfa Romeo Turbo) a 5 voltas 17º- Eddie Cheever (Alfa Romeo 184 Turbo) a 6 voltas Melhor Volta - A 51ª de Niki Lauda (McLaren MP4-2/TAG Turbo) em 1m22,996s, à média de 188,683 Km/h
|
|