ARQUIVO


GRANDE PRÉMIO DE PORTUGAL DE FÓRMULA 1

f1.gif (10001 bytes)

 

8º G.P. DE PORTUGAL - 1988

Alain Prost ganha corrida polémica

Em 1988, a vitória seria de novo para Alain Prost, mas Ivan Capelli e o seu March, seriam as grandes vedetas da corrida, conseguindo uma classificação histórica para a marca, até aí a revelar-se muito pouco competitiva.

Mas a corrida do Estoril seria marcada por toda a polémica que envolveu um toque entre Prost e Senna na segunda volta da corrida, depois de um «ameaço» feito por ambos logo no final da recta, ainda na primeira volta.

As opiniões dividem-se, mas o que é certo é que Prost passou sem problemas e Senna quase saía de pista, tendo que levantar o pé para não bater no francês, o que proporcionou depois uma troca de palavras menos correcta entre ambos, felizmente esclarecida, mal acabou o Grande Prémio.

Ayrton Senna acabou por se atrasar, enquanto Prost mantinha a sua cavalgada solitária para a vitória, mas a partir de certa altura, seria Ivan Capelli, que centrou as atenções dos espectadores, ao efectuar uma corrida fantástica, justamente premiada com um estupendo segundo lugar.

Capelli já tinha sido vedeta nos treinos, ao bater Berger e Mansell e o seu companheiro de equipa, Mauricio Gugelmin, conseguiria também uma excelente prestação nos treinos, ocupando à partida - ou nas 3 partidas, já que alguns incidentes obrigaram a efectuar três largadas - o quinto posto absoluto.

Sortes diferentes para ambos, com Gugelmin a desistir e Boutsen, Warwick, Alboreto e Senna a assegurarem os lugares pontuáveis.

 

FICHA DA PROVA

8º GP de Portugal - 25 de Setembro de 1988

Circuito: Estoril - Perímetro: 4350 metros - Voltas: 70 (304, 500 Km)

Comandantes sucessivos: 1ª Volta - Senna; 2ª até final Prost

Grelha de Partida:

1ª LINHA: Prost (1.17.411) Senna (1.17.869) 2ª LINHA: Capelli (1.18.812) / Berger (1.18.903)

3ª LINHA: Gugelmin (1.19.045) / Mansell (1.19.131) 4ª LINHA: Alboreto (1.19.372) / Piquet (1.19.551)

5ª LINHA: Nannini (1.19.572) / Warwick (1.19.603) 6ª LINHA: Patrese (1.19.797) / Cesaris (1.19.940)

7ª LINHA: Dalmas (1.20.748) / Martini (1.20.741) 8ª LINHA: Boutsen (1.20.314) / Nakajima (1.20.783)

9ª LINHA: Caffi (1.20.922) / Cheever (1.20.965) 10ª LINHA: Sala (1.21.094) / Alliot (1.21.096)

11ª LINHA: Streiff (1.21.418) / Palmer (1.21.788) 12ª LINHA: Arnoux (1.21.790) / Johansson (1.22.035)

13ª LINHA: Larini (1.22.119) / Tarquini (1.22.170)

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1º- Alain Prost (McLaren MP4-4/Honda Turbo), 70 voltas em 1h37m40,958s, à média de 187,034 Km/h

2º- Ivan Capelli (March 881/Judd) a 9,553s

3º- Thierry Boutsen (Benetton B-188/Ford DFR Cosworth) a 44,619s

4º- Derek Warwick (Arrows A-10B/Megatron Turbo) a 1m07,419s

5º- Michele Alboreto (Ferrari F1-87/88-C Turbo) a 1m11,884s

6º- Ayrton Senna (McLaren MP4-4/Honda Turbo) a 1m18,269s

7º- Alex Caffi (BMS Dallara 188/Ford DFR Cosworth) a 1 volta

8º- Luís Perez Sala (Minardi MN-188/Ford DFR Cosworth) a 2 voltas

9º- Phillipe Streiff (AGS-JH 23/Ford DFZ Mader) a 2 voltas

10º- René Arnoux (Ligier JS-31/Judd) a 2 voltas

11º- Gabriele Tarquini (Coloni CF-188/Ford DFZ Mader) a 5 voltas

12º- Nicola Larini (Osella FA-1L/Turbo) a 7 voltas

Melhor volta: A 31ª de Gerhard Berger (Ferrari F1-87/88-C Turbo) em 1.21.961, à média de 196,354 Km/h

 

Web Design, implementação e Manutenção   La Pulga Web Site