ARQUIVO
GRANDE PRÉMIO DE PORTUGAL DE FÓRMULA 1 |
8º G.P. DE PORTUGAL - 1988 Alain Prost ganha corrida polémica Em 1988, a vitória seria de novo para Alain Prost, mas Ivan Capelli e o seu March, seriam as grandes vedetas da corrida, conseguindo uma classificação histórica para a marca, até aí a revelar-se muito pouco competitiva. Mas a corrida do Estoril seria marcada por toda a polémica que envolveu um toque entre Prost e Senna na segunda volta da corrida, depois de um «ameaço» feito por ambos logo no final da recta, ainda na primeira volta. As opiniões dividem-se, mas o que é certo é que Prost passou sem problemas e Senna quase saía de pista, tendo que levantar o pé para não bater no francês, o que proporcionou depois uma troca de palavras menos correcta entre ambos, felizmente esclarecida, mal acabou o Grande Prémio. Ayrton Senna acabou por se atrasar, enquanto Prost mantinha a sua cavalgada solitária para a vitória, mas a partir de certa altura, seria Ivan Capelli, que centrou as atenções dos espectadores, ao efectuar uma corrida fantástica, justamente premiada com um estupendo segundo lugar. Capelli já tinha sido vedeta nos treinos, ao bater Berger e Mansell e o seu companheiro de equipa, Mauricio Gugelmin, conseguiria também uma excelente prestação nos treinos, ocupando à partida - ou nas 3 partidas, já que alguns incidentes obrigaram a efectuar três largadas - o quinto posto absoluto. Sortes diferentes para ambos, com Gugelmin a desistir e Boutsen, Warwick, Alboreto e Senna a assegurarem os lugares pontuáveis.
FICHA DA PROVA 8º GP de Portugal - 25 de Setembro de 1988 Circuito: Estoril - Perímetro: 4350 metros - Voltas: 70 (304, 500 Km) Comandantes sucessivos: 1ª Volta - Senna; 2ª até final Prost Grelha de Partida: 1ª LINHA: Prost (1.17.411) Senna (1.17.869) 2ª LINHA: Capelli (1.18.812) / Berger (1.18.903) 3ª LINHA: Gugelmin (1.19.045) / Mansell (1.19.131) 4ª LINHA: Alboreto (1.19.372) / Piquet (1.19.551) 5ª LINHA: Nannini (1.19.572) / Warwick (1.19.603) 6ª LINHA: Patrese (1.19.797) / Cesaris (1.19.940) 7ª LINHA: Dalmas (1.20.748) / Martini (1.20.741) 8ª LINHA: Boutsen (1.20.314) / Nakajima (1.20.783) 9ª LINHA: Caffi (1.20.922) / Cheever (1.20.965) 10ª LINHA: Sala (1.21.094) / Alliot (1.21.096) 11ª LINHA: Streiff (1.21.418) / Palmer (1.21.788) 12ª LINHA: Arnoux (1.21.790) / Johansson (1.22.035) 13ª LINHA: Larini (1.22.119) / Tarquini (1.22.170) CLASSIFICAÇÃO FINAL 1º- Alain Prost (McLaren MP4-4/Honda Turbo), 70 voltas em 1h37m40,958s, à média de 187,034 Km/h 2º- Ivan Capelli (March 881/Judd) a 9,553s 3º- Thierry Boutsen (Benetton B-188/Ford DFR Cosworth) a 44,619s 4º- Derek Warwick (Arrows A-10B/Megatron Turbo) a 1m07,419s 5º- Michele Alboreto (Ferrari F1-87/88-C Turbo) a 1m11,884s 6º- Ayrton Senna (McLaren MP4-4/Honda Turbo) a 1m18,269s 7º- Alex Caffi (BMS Dallara 188/Ford DFR Cosworth) a 1 volta 8º- Luís Perez Sala (Minardi MN-188/Ford DFR Cosworth) a 2 voltas 9º- Phillipe Streiff (AGS-JH 23/Ford DFZ Mader) a 2 voltas 10º- René Arnoux (Ligier JS-31/Judd) a 2 voltas 11º- Gabriele Tarquini (Coloni CF-188/Ford DFZ Mader) a 5 voltas 12º- Nicola Larini (Osella FA-1L/Turbo) a 7 voltas Melhor volta: A 31ª de Gerhard Berger (Ferrari F1-87/88-C Turbo) em 1.21.961, à média de 196,354 Km/h
|
|