ARQUIVO.gif (3115 bytes)


 

GRANDE PRÉMIO DE PORTUGAL DE FÓRMULA 1

f1.gif (10001 bytes)

 

A Fórmula 1 em Portugal

Da Boavista ao Estoril na pista dos Campeões

A história da Fórmula 1 em Portugal, passa logicamente pelos circuitos da Boavista e Monsanto, que receberam o expoente máximo do automobilismo mundial, muito antes do circuito do Estoril. Estávamos numa era de mudança em termos de automobilismo desportivo, marcada pelo facto da FIA ter criado, precisamente em 1958, um Campeonato do Mundo de Condutores em moldes muito próximos dos actuais.

Foi exactamente nesse ano, que a Fórmula 1 chegou ao nosso país, sendo o primeiro Grande Prémio de Portugal disputado no circuito da Boavista, uma pista desenhada entre a avenida do mesmo nome, a Foz e a Circunvalação.

Cerca de 7500 metros para percorrer 50 vezes, o que perfazia um total de 375 Km, eram o prato forte desta corrida disputada a 24 de Agosto de 1958, sob os olhares de mais de 100 mil espectadores...

Em 1959, os Fórmula 1 estiveram no Circuito de Monsanto e no ano seguinte regressaram ao Porto, antes de uma longa espera até 1984, quando, finalmente, os monolugares guiados pelos melhores pilotos do mundo voltaram a Portugal, desta feita ao circuito permanente do Estoril.

De então para cá, a Fórmula 1 tem mantido uma presença regular no nosso país, sendo a pista do Estoril considerada pelos pilotos, uma das melhores e mais interessantes do mundo, o que só abona em favor da manutenção da realização do Grande Prémio de Portugal.

Mas, para recordarmos um pouco os momentos de glória da nossa prova máxima, aqui fica um resumo dos principais momentos que marcaram cada uma das provas. Será ainda interessante observar a evolução dos tempos das «poles»!

 

1996.gif (1947 bytes)

 

Outras informações relacionadas com o Campeonato do Mundo de Fórmula 1